ESPORTES
Sousa na Copa do Nordeste: relembre as participações do Dinossauro no Nordestão
Equipe faz a sua terceira participação na maior competição regional do Brasil. A estreia será nesta quinta-feira, contra o Altos.
Publicado em 23/01/2025 às 7:00
Na noite desta quinta-feira acontece a estreia do Sousa na Copa do Nordeste 2025. O Dinossauro medirá forças contra o Altos, do Piauí. A partida será no Estádio Marizão, na Cidade Sorriso, e a bola vai rolar a partir das 19h. Neste ano, o Alviverde será o único representante da Paraíba na disputa do Nordestão e irá em busca de um título inédito.
+ Confira a tabela da Copa do Nordeste
Esta será a terceira vez que o Sousa disputa a Copa do Nordeste. A primeira vez foi em 2013, ano em que o Campinense foi campeão, e a atuação do Dinossauro passou longe de encher os olhos do torcedor. Em 2022, última participação da equipe, a campanha já foi bem melhor, mas, mesmo assim, o Alviverde não conseguiu avançar para o mata-mata.
Agora, o Jornal da Paraíba relembra como foi cada participação do Sousa na Copa do Nordeste.
2013: lanterna no Grupo B
A estreia do Sousa na Copa do Nordeste foi em 2013, ano que ficou marcado pelo retorno oficial da competição e pelo título do Campinense. A primeira participação do Dinossauro na competição foi bastante indigesta para o torcedor. Em um grupo com Sport, Fortaleza e Confiança-SE, o Alviverde amargou a lanterna da chave.
Na estreia, o Sousa conseguiu um bom resultado: um empate contra o Sport em 1 a 1. Na sequência, acumulou derrotas para Fortaleza e Confiança. Na abertura do returno, um empate contra a equipe sergipana. Nos últimos dois jogos, foram outros dois resultados negativos: 1 a 0 contra o Leão do Pici e um sonoro 6 a 1 contra o Leão da Ilha.
2022: melhor desempenho no Nordestão
A campanha do Sousa na Copa do Nordeste de 2022 começou ainda na fase preliminar. O Dinossauro precisou passar por duas etapas de mata-mata antes de chegar de fato à fase de grupos. O primeiro jogo foi contra o ASA. Jogando fora de casa, o Alviverde venceu por 2 a 1 e avançou.
No segundo mata-mata da fase preliminar, o adversário do Sousa foi o Confiança-SE, mais uma vez fora de casa. Após um empate em 1 a 1, a decisão da vaga foi definida na marca da cal, e o Dino levou a melhor vencendo por 5 a 4.
Chegando de fato à Copa do Nordeste, o Sousa ficou no Grupo B. Naquele ano, a competição já contava com 16 times e duelos acontecendo entre os grupos. Enfrentando adversários como Fortaleza, Sport, Sampaio Corrêa e CSA, o Dino conseguiu fazer 11 pontos, ficando de fora do mata-mata por três pontos.
2023 e 2024: campanhas interrompidas na fase preliminar
Além de 2013, 2022 e 2025, o Sousa chegou a uma etapa do Nordestão em 2023 e 2024, disputando a pré-Copa do Nordeste. Em 2023, o adversário foi, mais uma vez, o Confiança-SE. Na ocasião, o time sergipano levou a melhor vencendo por 1 a 0. No ano passado, o adversário foi o ABC, e o Dino foi eliminado perdendo novamente pelo placar mínimo.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Comentários