COTIDIANO
Chuva intensa causa transbordamento de rio e alaga cerca de 200 casas em Baía da Traição
Cerca de 80 famílias foram afetadas pelos alagamentos. Paraíba segue com alerta de chuvas intensas.
Publicado em 06/02/2025 às 17:57 | Atualizado em 06/02/2025 às 19:58
O município de Baía da Traição, localizada no Litoral Norte da Paraíba, enfrenta alagamentos após o transbordamento do Rio Sinimbu, provocado por uma forte chuva que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (6). Segundo a Defesa Civil da cidade, cerca de 200 casas foram atingidas, afetando aproximadamente 80 famílias. O bairro do Morrinho foi o mais impactado, com diversas moradias submersas.
O coordenador da Defesa Civil, Wenisson Medeiros, afirmou que, além das chuvas fortes, o problema também é causado pelo assoreamento do rio e pela construção de algumas moradias em áreas inadequadas.
Além do alagamento, o município também enfrenta a interrupção no abastecimento de água desde as 11h desta quinta-feira. O bairro do Morrinho, que está próximo à estação de tratamento de água, foi o mais afetado pelo alagamento. Após as chuvas, foram identificados defeitos nas bombas da estação. Toda a população de Baía da Traição está sem água devido ao problema.
Em relação às chuvas, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) registrou 177,7 milímetros de precipitação nesta quinta-feira, colocando Baía da Traição na sétima posição entre os municípios paraibanos com maior volume de chuva. O município com maior precipitação foi Mamanguape, com 228,6 milímetros.
A Defesa Civil informou que está disponibilizando abrigos, transporte e fornecendo água potável às famílias atingidas. Para emergências, o Departamento de Mobilidade pode ser contatado pelo número (83) 98643-9840. A Prefeitura de Baía da Traição também organizou a distribuição de refeições aos moradores afetados, com almoço sendo servido às 12h30 e jantar às 18h30. A água potável está sendo distribuída nos postos de saúde da cidade.
De acordo com a diretora-executiva da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, o órgão também monitora a situação nos municípios afetados pelas chuvas intensas, recebendo dados sobre famílias desalojadas em cada cidade e, quando solicitado, desloca equipes para acompanhar a situação no local.
“A Defesa Civil tem monitorado essa crise hidrológica em tempo real através de dados da Aesa, Inmet e Cemaden. Nós temos informações de que, em Mataraca, são 10 famílias desalojadas. Em Baía da Traição, 18 famílias foram desalojadas até o momento”, afirmou Márcia Andrade.
Alerta laranja de chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta laranja de chuvas intensas para todo o estado da Paraíba. O novo aviso, válido até às 10h da sexta-feira (7), prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h, ventos fortes e risco de alagamentos e quedas de árvores.
Na quarta-feira (5), o Inmet havia emitido um alerta vermelho para 31 cidades, incluindo Baía da Traição, devido à previsão de chuvas severas, ventos fortes e alto risco de danos à infraestrutura. O aviso foi válido até a manhã desta quinta.
Comentários