VIDA URBANA
Moradores também convivem com buracos
Falta de esgotamenro sanitário e ruas esburacadas também são problemas enfrentados por moradores de loteamento em Santa Rita.
Publicado em 29/12/2011 às 6:30
Os moradores do loteamento Miritânia, da cidade de Santa Rita, também convivem há mais de um ano com ruas esburacadas e esgoto correndo a céu aberto. Além disso, a falta de infraestrutura também dificulta a coleta do lixo e o tráfego de veículos no local.
De acordo com os moradores, os buracos na maioria das ruas do loteamento foram causados devido a uma obra da prefeitura para abrir canais para o escoamento do esgoto e da água durante o período das chuvas. No entanto, a rede de esgoto não foi implantada e as valas abertas ocasionaram os buracos, que além de acumular água suja, servem como ‘depósitos’ de lixo, atraindo insetos e doenças para os moradores.
A rua Severino Moreiro da Silva é uma das ruas mais afetadas pela falta de infraestrutura no loteamento. A comerciante Judite Dias conta que a maior dificuldade é a entrada e saída de veículos na rua. “Se a gente precisar de um táxi ou de uma ambulância aqui, não tem como os carros chegarem”, reclama. A moradora cuida da sogra que está acamada e teme que em uma urgência, a idosa não tenha como ser socorrida.
Pequenos trechos da rua que não apresentam buracos foram iniciativas dos próprios moradores que decidiram colocar aterros para minimizar o problema. A dona de casa Maria Anunciada de Oliveira disse que o marido, que é taxista, se uniu a outros moradores e fizeram uma pequena planagem em parte do terreno próximo a casa dela. “Moro aqui há três anos e desde que cheguei essa rua é cheia de buracos”, lamenta.
O secretário de comunicação de Santa Rita, Jaci Mendonça, informou que no início de janeiro de 2012, a Secretaria de Infraestrutura do município vai começar os trabalhos de terraplanagem em todo o loteamento. O secretário disse ainda que os serviços de coleta de lixo funcionam normalmente no local.
A assessoria de comunicação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que os trabalhos para a implantação da rede de esgoto no loteamento devem ser solicitados pelos moradores da localidade, já que os terrenos são de origem particular.
Comentários