ECONOMIA
Paraíba atinge número de 4 milhões de celulares habilitados
Com a habilitação de 67,696 mil linhas em setembro, a Paraíba atingiu quase quatro milhões de celulares (3,929 milhões). O crescimento no último mês foi de 1,5% sobre o estoque.
Publicado em 20/10/2011 às 6:30
Com a habilitação de 67,696 mil linhas em setembro, a Paraíba atingiu quase quatro milhões de celulares (3,929 milhões). Segundo a Anatel, o crescimento no último mês foi de 1,5% sobre o estoque.
Somente com as habilitações de setembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reconheceu que o número de acessos de telefonia móvel ultrapassou ao da população do Estado. Os dados da população da Paraíba levados em consideração pela Anatel permanecem acima do estipulado pelo IBGE,
O JORNAL DA PARAÍBA já havia informado que os acessos foram ultrapassados no mês de agosto, que atingiram 3,861 milhões celulares. A população estipulada pelo IBGE é de 3,791 milhões para 2011.
Segundo os cálculos da Anatel, que considera um número populacional acima do último relatório divulgado pelo IBGE (3,8 mi), a Paraíba possui atualmente uma média de 101,19 acessos para cada 100 habitantes, mas considerando a última estimativa de população divulgada pelo IBGE, a quantidade real de acessos por 100 habitantes é maior (103,6).
De acordo com a assessoria de imprensa da Anatel, a estimativa populacional utilizada para o cálculo de acessos por habitante é enviada no início de cada ano pelo IBGE e leva em conta projeções de aumentos mensais da população.
Para o especialista em Tecnologia da Informação, Joabson Nogueira, o aumento na quantidade de linhas móveis superando o tamanho da população se apresenta como uma tendência. “Embora alguns municípios ainda não tenham cobertura, a quantidade de linhas já superou a população total do Estado. Isto indica que muita gente tem duas ou mais linhas.
Esta é uma tendência que vem se consolidando ao longo do tempo”, ressaltou.
Segundo o especialista, que também é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), isto acontece principalmente por causa das promoções oferecidas pelas operadoras. “As empresas estão praticamente forçando as pessoas a ter mais de uma linha. Enquanto elas estão barateando muito os custos das ligações entre telefones da mesma operadora, os custos para ligações para telefones de operadoras diferentes é muito alto. Isto faz com que as pessoas busquem chips de várias empresas para poder aproveitar as promoções”, disse.
Do total, 90,74% (3,5 milhões) são pré-pago (cartão) e 9,26% de pós-pago (assinatura).
Comentários