PLENO PODER
Políticos e autoridades paraibanas prestam homenagens a cantor e compositor Antônio Barros
Artista faleceu neste domingo, aos 95 anos de idade
Publicado em 06/04/2025 às 13:08 | Atualizado em 06/04/2025 às 14:13

O cantor e compositor paraibano Antônio Barros morreu neste domingo (6) aos 95 anos. Ao lado de Cecéu, companheira na vida e na música, a dupla compôs vários sucessos que ganharam o mundo nas vozes de Elba Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, entre outros artistas.
Foram mais de 700 músicas, entre as principais estão 'Homem com H', 'Bate Coração' e 'Procurando Tu'.
A classe política paraibana lamentou a morte do artista, que sofria de Parkinson, doença degenerativa que, entre os sintomas, traz a dificuldade de engolir. Isso gerou uma bronco-aspiração, o que motivou uma longa internação do paraibano desde o começo do ano.
Hugo Motta - presidente da Câmara
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta se pronunciou sobre a partida de Antônio Barros. Segundo o paraibano, "nossa cultura agradece sua grande contribuição", afirmando ainda que o ritmo dos clássicos do artistas embalaram a sua infância e adolescência.

João Azevêdo - governador da Paraíba
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) classificou a data como um "dia triste para a nossa cultura" e afirmou que Antônio Barros foi um "expoente da música nordestina" que "eternizou clássicos com orgulho e autenticidade".

Cícero Lucena - prefeito de João Pessoa
Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa, também se pronunciou: "Um verdadeiro ícone da música nordestina, que colocou o forró nos palcos do Brasil e do mundo com sua poesia e autenticidade”.

Bruno Cunha Lima - prefeito de Campina Grande
Através de nota, Bruno Cunha Lima (União Brasil) afirmou que Antônio Barros representa a “genialidade, originalidade e criatividade do povo paraibano”. Bruno lembrou ainda ainda que foi o autor de uma sessão solene em 2016, na Assembleia Legislativa da Paraíba, que homenageou Barros e Cecéu com a Medalha de Mérito Cultural Ronaldo Cunha Lima.
Adriano Galdino - presidente da Assembleia Legislativa
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos) emitiu nota de pesar sobre a morte de Antônio Barros, adjetivando o cantor e compositor como "um ícone da música nordestina e orgulho da nossa cultura".

Efraim Filho - senador
Nas redes sociais, o senador Efraim Filho (União Brasil) também prestou homenagens ao artista, afirmando que "Antônio Barros deixará saudades e um repertório musical que não será esquecido pelas próximas gerações".

Daniella Ribeiro - senadora
Já a senadora Daniella Ribeiro (sem partido) lamentou a partida de Antônio Barros e crisou que a "a cultura paraibana perde um ícone, mas o seu legado permanece vivo".

Veneziano Vital do Rêgo - senador
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi mais uma das autoridades do estado a prestar condolências aos familiares, amigos e fãs de Antônio Barros. Nas palavras do parlamentar, "fica o legado desse grande artista, que soube traduzir o sentimento e a vida do nosso povo como poucos".

Aguinaldo Ribeiro - deputado federal
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) foi outra autoridade a expressar suas condolências. O parlamentar, em suas redes sociais, afirmou que "Antônio Barros ajudou a construir a identidade cultural do nosso povo e deixa um legado que permanecerá na história da música brasileira."

*matéria em atualização
Texto: Pedro Pereira
Comentários