CONVERSA POLÍTICA
Governo publica decretos em defesa dos povos tradicionais da Paraíba às vésperas do 19 de abril
São 30.140 pessoas declaradas indígenas na Paraíba, segundo dados do IBGE.
Publicado em 17/04/2025 às 14:05 | Atualizado em 17/04/2025 às 14:27

O governador João Azevêdo (PSB) publicou dois decretos que tratam dos direitos dos povos e comunidades tradicionais e da inclusão dos Jogos Indígenas no calendário oficial do estado. Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17), a dois dias antes do Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril.
Um dos decretos (46.455/2025), reconhece a existência, a contribuição e os direitos dos povos e comunidades tradicionais no Estado da Paraíba.
"Fica declarada a inestimável contribuição da diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais para a formação da sociedade paraibana, notadamente no que se refere à formação do nosso patrimônio cultural e preservação da diversidade biológica", diz o decreto.
O outro decreto (46.456) institui os Jogos Indígenas da Paraíba como evento oficial do estado, a ser realizado anualmente em abril, nos municípios com presença de povos indígenas. A organização será responsabilidade da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), com apoio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.
Povos indígenas na Paraíba
No território paraibano, originalmente, há registros de quatro nações indígenas: os Potiguara, Tabajara, Kariris e Tarairiús. Apenas os dois primeiros estão organizados em territórios específicos em distintas etapas de regularização fundiária.
Na Paraíba, são 30.140 pessoas declaradas indígenas no estado e 16.991 vivendo em áreas urbanas, um percentual de 56,37%, segundo dados do IBGE.
Comentários