icon search
icon search
home icon Home > meio ambiente
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MEIO AMBIENTE

Praias impróprias: saiba quais trechos do Litoral da PB devem ser evitados

Relatório de balneabilidade da Sudema traz a lista de praias da Paraíba que estão impróprias para banho no Litoral.

Publicado em 19/04/2025 às 7:02 | Atualizado em 19/04/2025 às 7:21


				
					Praias impróprias: saiba quais trechos do Litoral da PB devem ser evitados
Foto: Rizemberg Felipe

Um único trecho de praia está impróprio para banho no Litoral da Paraíba, de acordo com relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), neste fim de semana. O ponto impróprio está situado na Praia do Arraial, em João Pessoa, onde a qualidade do mar não atende aos padrões de segurança para recreação das pessoas.

Outros pontos monitorados, situados em Baía da Traição, Cabedelo, Conde, na própria capital João Pessoa, Lucena, Mataraca, Pitimbu e Rio Tinto tiveram a qualidade das águas classificada como própria.

A análise da balneabilidade da água foi realizada de 14 a 15 de abril e é válida até o dia 25 de abril, data da divulgação do próximo relatório. Entre os pontos próprios para banho, está o trecho nas proximidades do Maceió de Intermares, onde uma mancha escura apareceu no dia 17 de março.

O trecho mencionado abaixo se refere, exclusivamente, aos 100 metros à direita e à esquerda das amostras coletadas para análise da qualidade da água.

Lista de praia imprópria para banho na Paraíba

João Pessoa

  • Em frente à desembocadura do rio Cuiá, na Praia do Arraial.

O que é balneabilidade das praias?

De acordo com a Sudema, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.

Para a avaliação, é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, que devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.

Os corpos d’água contaminados por esgoto doméstico, por exemplo, podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas.

Doenças transmissíveis em praias com água contaminada

Doenças transmissíveis por meio de água contaminada são uma preocupação em praias. Embora a maioria das doenças relacionadas ao banho não seja grave, elas podem causar uma variedade de sintomas, como enjoo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre.

Além disso, infecções em áreas como os olhos, ouvidos, nariz e garganta também são possíveis. Em praias altamente contaminadas, os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, incluindo disenteria, hepatite A, cólera e febre tifoide.

A contaminação da água pode ocorrer de várias formas, como esgoto não tratado, descarga inadequada de resíduos e poluição causada por atividades humanas. A falta de infraestrutura sanitária adequada e o manejo inadequado dos resíduos são fatores contribuintes para a contaminação da água.

É essencial o monitoramento regular de qualidade da água e para que sejam tomadas medidas que minimizem as possibilidades de contaminação. Os banhistas também devem tomar precauções, como evitar engolir água, lavar as mãos antes de comer e após usar o banheiro, e procurar áreas de praia com melhores condições sanitárias.

A conscientização sobre os riscos associados à água contaminada é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos frequentadores das praias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp