ECONOMIA
Fraude no INSS: veja como identificar descontos indevidos na aposentadoria e o que fazer
Esquema investigado por PF e CGU teria desviado R$ 6,3 bi; veja como saber se você foi vítima.
Publicado em 24/04/2025 às 18:06

Aposentados e pensionistas podem ter sido vítimas de um esquema que movimentou até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados nos benefícios pagos pelo INSS. A fraude, que aconteceu entre 2019 e 2024, foi alvo de uma operação deflagrada na última quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).
O foco da investigação são associações que teriam realizado cobranças mensais indevidas, simulando filiações para ofertar supostos benefícios como assistência jurídica, convênios com academias e planos de saúde. Essas adesões, no entanto, não eram autorizadas pelos beneficiários.
A estimativa é de que cerca de R$ 6,3 bilhões tenham sido desviados por meio desse tipo de desconto.
Ao todo, 11 entidades foram alvo de medidas judiciais e tiveram os contratos suspensos. A PF prendeu cinco pessoas e apreendeu carros de luxo, joias, dinheiro em espécie e obras de arte em 13 estados e no Distrito Federal.
Veja, abaixo, como conferir se há descontos indevidos no seu benefício e o passo a passo para cancelar cobranças.
Como saber se fui afetado
O primeiro passo para descobrir se você foi vítima do esquema é consultar o extrato do seu benefício no portal ou aplicativo Meu INSS. O documento detalha todos os descontos aplicados no pagamento mensal, incluindo os de mensalidades associativas.
Veja como acessar:
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo;
- Faça login com CPF e senha do Gov.br;
- Clique em “Extrato de Pagamento” ou “Extrato de benefício”;
- Toque no número do benefício;
- Na tela seguinte, verifique se há descontos relacionados a associações.
Como cancelar a cobrança indevida
Caso identifique um desconto que você não autorizou, é possível solicitar a exclusão diretamente pelo Meu INSS ou pela central telefônica 135.
Passo a passo para excluir:
- Acesse o Meu INSS;
- Faça login com CPF e senha do Gov.br;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite “excluir mensalidade”;
- Selecione o serviço que aparece;
- Siga as instruções para concluir a solicitação.
Além da exclusão, é possível bloquear novos descontos de mensalidades associativas.
Como bloquear:
- Acesse o Meu INSS;
- Pesquise por “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
- Clique no serviço e avance conforme as orientações.
Como solicitar reembolso
O segurado pode tentar o estorno dos valores cobrados indevidamente entrando em contato com a associação responsável. O telefone da entidade costuma estar no extrato de pagamento.
Também é possível enviar um e-mail para: [email protected].
Nesse contato, informe o ocorrido e anexe os comprovantes disponíveis. O INSS irá intermediar o processo, pedindo explicações à entidade sobre a autorização do desconto. Se não houver comprovação, pode ser exigida a devolução do valor.
Onde denunciar
Reclamações podem ser feitas nos seguintes canais:
- Plataforma Consumidor.gov.br;
- Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.
O que dizem os investigadores
De acordo com a CGU, a investigação começou em 2023. Foram ouvidos 1.273 aposentados e pensionistas. “97% afirmaram nunca terem autorizado os descontos em seus benefícios”, disse Vinícius Carvalho.
Segundo ele, em 72% dos casos analisados, as entidades sequer haviam enviado ao INSS a documentação necessária para validar os descontos. Mesmo assim, as cobranças foram aplicadas.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido após a operação. O governo ainda não anunciou um substituto.
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