POLÍTICA
Na CBN, Efraim cita 'indefinição' sobre federação na Paraíba; Enivaldo vê PP no comando
De acordo com o senador, a decisão sobre o comando virá da direção nacional, com base no cenário eleitoral de 2026.
Publicado em 25/04/2025 às 13:33 | Atualizado em 25/04/2025 às 14:51

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado, disse nesta sexta-feira (25), em entrevista à Rádio CBN João Pessoa que existe uma 'indefinição' sobre o comando da federação com o Progressistas na Paraíba. Ele avaliou que a decisão sobre o tema, em âmbito estadual, será 'postergado'.
De acordo com o parlamentar, apesar do avanço em âmbito nacional, que deverá confirmar o acordo em torno da federação na próxima semana, há situações que continuam 'abertas' em alguns estados. Além da Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Acre.
Na avaliação de Efraim, essas definições locais só devem ocorrer em março de 2026, antes da janela partidária. "E nesses casos, o que está se encaminhando é que, diante do impasse, não haverá agora a definição de comando, que só será necessário para o momento da eleição", disse.
De acordo com o senador, a decisão sobre o comando será da direção nacional, com base no cenário eleitoral. Ele afirmou, ainda, que está "tranquilo" sobre o tema, e lembrou que recentemente assumiu a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
"Numa análise da conjuntura do estado, o projeto com maior chance de vitória, terá o comando da federação. Esse é o desenho que temos de momento, e vamos dialogando, pois é importante entender o processo", afirmou.
Enivaldo vê PP no comando
Por outro lado, o presidente estadual do Progressistas, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, avaliou como 'natural' o comando da federação ficar com o Progressistas. De acordo com ele, o partido tem mais 'peso' em termos de cargos ocupados e de votos alcançados.
Na última quinta-feira (23), a senadora Daniella Ribeiro voltou ao PP, o que para aliados traz mais 'peso' à legenda na discussão sobre o comando da federação.
"Se o PP já está ao lado do governo do Estado, e se o "União" aqui da Paraíba está do outro lado [com a oposição], é complicado para ele vir apoiar o governo, então o PP tem mais força", avaliou Enivaldo.
Comentários