COTIDIANO
Imagens mostram pacientes sendo atendidos do lado de fora do Hospital de Trauma
Pacientes precisaram ser retirados da unidade após princípio de incêndio. Alguns chegaram a receber ventilação mecânica na área externa do hospital.
Publicado em 12/05/2025 às 8:17
Imagens registraram a urgência no atendimento a pacientes na área externa do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, na noite deste domingo (12), após um princípio de incêndio em uma das enfermarias da unidade. Por medidas de segurança, os pacientes precisaram ser retirados dos leitos e foram levados para fora do prédio.
As imagens mostram alguns pacientes recebendo ventilação mecânica em frente ao hospital. Outros aparecem deitados em macas ou sentados em bancos, acompanhados por familiares. Veja imagens acima.
A movimentação de ambulâncias foi intensa, com macas sendo colocadas nos veículos para a transferência de pacientes a outras unidades de saúde. O Hospital de Emergência e Trauma afirmou que ainda está concluindo o levantamento dos pacientes que foram transferidos. Não houve feridos.
Na manhã desta segunda-feira (12), o incêndio já havia sido controlado e os pacientes retornaram para o interior da unidade hospitalar.
O incêndio

De acordo com a direção do Trauma, as chamas tiveram início em uma enfermaria da unidade hospitalar. "A situação foi rapidamente controlada pela equipe de segurança e apoio técnico, sem registros de feridos", disse o hospital. O Corpo de Bombeiros também esteve no local.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram pacientes sendo retirados da unidade e levados para a área externa por medida de segurança.
Segundo o hospital, as causas do incidente estão sendo apuradas, e todas as medidas de segurança foram adotadas para garantir o pleno funcionamento da unidade. "O Hospital reafirma sua prioridade com a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores", disse a direção.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, disse que o princípio de incêndio começou por conta de um curto-circuito em um ar-condicionado. De acordo com ele, os pacientes que estavam próximos ao local das chamas precisaram ser realocados. "Não registramos nenhuma intercorrência com esses pacientes, nenhuma vítima grave, muito menos fatal".
Segundo o hospital, existe uma obra de modernização da parte elétrica e reforço na proteção contra incêndios no local. Estão sendo investidos R$ 3,2 milhões desde dezembro de 2024.
Comentários