CULTURA
Um menino aos 80 anos
Pai do 'Menino Maluquinho' cartunista Ziraldo chega aos 80 anos, definido pelos seus muitos talentos.
Publicado em 24/10/2012 às 6:00
Um dos maiores autores de histórias infantis do Brasil completa hoje 80 anos. Ziraldo Alves Pinto, ou apenas Ziraldo, é mineiro de Caratinga e nasceu em 24 de outubro de 1932, sendo o mais velho de sete irmãos. O criador do famoso Menino Maluquinho e do personagem folclórico Pererê não pode ser definido apenas por um de seus dons: Ziraldo é pintor, escritor, chargista, caricaturista, cartazista, jornalista e teatrólogo.
“Ele tem um traço muito personalizado e uma segurança que poucos artistas têm. É muito importante, para quem quer aprender a desenhar, observar o trabalho de Ziraldo, porque ele tem uma expressão muito rica”, recomenda o cartunista e professor Henrique Magalhães.
Henrique também ressalta a forma de Ziraldo desenhar, que acabou se tornando inconfundível. “O traço dele é uma assinatura. Se ele não assinar nada, a gente já sabe que o traço é dele”, observa.
Magalhães enfatiza que Ziraldo tem uma importância fundamental para as artes gráficas no Brasil devido à sua obra ampla, em termos de ilustrações, cartazes, histórias em quadrinhos e também no campo da educação. “Além disso, ele trabalha a literatura de forma muito competente. Ele é autor de um dos maiores clássicos da literatura infantil, Flicts, que marcou minha geração”, pontuou.
Para o ilustrador William Medeiros, Ziraldo é um artista completo.
“Além de ser escritor e ilustrador, ele é artista gráfico. Ele tem noção de todo o conceito visual da obra”, explica. “Eu fui uma criança que leu os livros dele. Então ele me influenciou não só no ensino da literatura, mas também na arte. Quando eu comecei a desenhar, eu me inspirava muito no traço de Ziraldo”, conta William.
No âmbito pessoal, o cartunista Luzardo Alves descreve Ziraldo como “bacana” e “um bom amigo”. Os dois artistas trabalharam juntos por seis anos, na década de 60, na revista O Cruzeiro. “Eu comecei a publicar na revista O Cruzeiro e ele estava de férias. Em casa, ele gostou do que viu e veio a mim. Depois nos tornamos grandes amigos”, lembra.
SOBRE ZIRALDO
Ziraldo diz que desenha desde que se entende por gente. Teve seu primeiro desenho publicado no A Folha de Minas, com apenas seis anos. Nos anos 60, suas charges políticas começaram a aparecer na revista O Cruzeiro e no Jornal do Brasil. Em 1960, publicou A Turma do Pererê, HQ tipicamente brasileira, que tinha como protagonista um saci. Ziraldo ainda esteve à frente do jornal O Pasquim, que fazia críticas ao governo em plena ditadura militar.
Comentários