icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Vacinação contra Mpox em João Pessoa: saiba onde se vacinar e quem deve tomar

Doses da vacina contra Mpox foram enviadas pelo Ministério da Saúde. De 2022 até 2025, 888 casos suspeitos da doença já foram registrados na Paraíba.

Publicado em 11/06/2025 às 16:58 | Atualizado em 11/06/2025 às 17:20


				
					Vacinação contra Mpox em João Pessoa: saiba onde se vacinar e quem deve tomar
Prefeitura de João Pessoa/Divulgação

O Ministério da Saúde enviou as doses da vacina contra a Mpox para João Pessoa nesta semana. A Mpox – doença viral transmitida de pessoa para pessoa e que provoca febre, dor no corpo, bolhas e feridas na pele, entre outros sintomas, – já teve 888 casos suspeitos registrados na Paraíba, entre 2022 e os primeiros meses de 2025.

LEIA TAMBÉM:

As doses são indicadas para pessoas que vivem com HIV/Aids que estejam com a contagem de CD4 menor que 200, cadastradas e assistidas nos serviços de referência onde já realizam o acompanhamento. O Jornal da Paraíba reuniu abaixo as informações sobre a vacinação contra Mpox.

Onde tomar a vacina contra Mpox?

Na Rede Municipal de Saúde a referência para vacinação desse público é o Serviço de Assistência Especializada – Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), localizado no anexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe.

O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h30. Em caso de dúvidas, é possível contatar através dos números (83) 3213-7795 ou 3213-7592.

Como ocorre a transmissão da Mpox?

A transmissão da Mpox ocorre por contato (beijos, abraços, relação sexual), com secreções infectadas das vias respiratórias, feridas ou bolhas na pele da pessoa infectada e também com o compartilhamento de objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

Quem deve tomar a vacina contra Mpox?

As doses são indicadas para pessoas que vivem com HIV/Aids que estejam com a contagem de CD4 menor que 200, cadastradas e assistidas nos serviços de referência onde já realizam o acompanhamento.

O protocolo consiste que, o próprio serviço direcionará esses usuários já cadastrados para realização da vacinação conforme exame e marcação. O esquema preventivo é composto de duas doses com intervalo de quatro semanas (28 dias) entre as doses.

“Esse é mais um cuidado que o SUS disponibiliza por meio da vacinação. Essa proteção é destinada as pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença. Em nível individual, a vacinação não deve substituir as demais medidas de proteção conhecidas”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Casos de Mpox na Paraíba

Na Paraíba, desde a confirmação do primeiro caso de Mpox, em 6 de abril de 2022, até o momento, foram notificados 888 casos suspeitos da doença na Paraíba, dos quais 130 foram confirmados, sendo 109 no ano de 2022; um em 2023; 19 em 2024 e um em 2025. Nenhum caso evoluiu para óbito. Os dados são do eSUS Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Os casos confirmados estão distribuídos em 12 municípios: João Pessoa (94), Cabedelo (13), Campina Grande (8), Bayeux (5), Conde (2), Mari (2), Barra de São Miguel (1) Logradouro (1), Mamanguape (1), Manaíra (1), Patos (1) e São Bento (1).

A análise do perfil epidemiológico revela uma predominância de casos em indivíduos do sexo masculino, que representam 84,6% do total. Em relação à faixa etária, os homens entre 30 a 39 anos (35%) e de 20 a 29 anos (25%), foram os mais acometidos.

Imagem

Mabel Pontes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp