VIDA URBANA
Florada de ipês em João Pessoa deve durar mais 25 dias, diz Prefeitura
De acordo com a Seman, florada atual é referente ao ano de 2014. Mudanças climáticas vêm alterando o período de formação das flores.
Publicado em 13/01/2015 às 16:47
A florada dos ipês em João Pessoa, que pode ser observada em locais como o Parque Solon de Lucena e a avenida Beira Rio,deve durar mais 25 dias, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Seman) da Prefeitura. O fenômeno chama a atenção de moradores e turistas todos os anos e já virou uma marca da cidade.
Atualmente, existem 1,6 mil ipês em João Pessoa cadastrados pela Seman, entre ipês roxos, rosas e amarelos. No Parque Solon de Lucena, são 150 árvores da variação amarela, com um número menor de ipês roxos e rosas. Na Beira Rio, são 512 árvores cadastradas, sendo 170 ipês roxos e rosas.
De acordo com o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, a florada que está acontecendo atualmente é referente ao ano de 2014.
"Geralmente os ipês florescem no período de setembro a dezembro. No entanto, por causa das mudanças climáticas, o período de floração vem sofrendo mudanças", afirmou. "[A florada atual] deve durar mais 25 dias, aproximadamente", avaliou Fontes.
Os técnicos da Semam e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fazem acompanhamento periódico das árvores da cidade. Recentemente, os ipês da Lagoa e da Avenida Beira-Rio passaram por tratamento fitossanitário, com poda de assepsia e tratamento contra cupins e fungos.
Comentários