EDUCAÇÃO
Araruna ganha campus em 2010 e vai oferecer 4 cursos
Maranhão, após assinar a proposta, entregou o documento a reitora da UEPB, Marlene Alves.
Publicado em 21/06/2009 às 17:06
Da Secom-PB
O governador José Maranhão esteve neste domingo (21) na cidade de Araruna, onde assinou o encaminhamento de proposta ao Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba para a criação do Campus VIII daquela instituição de ensino. O domingo de Maranhão iniciou com a chegada da comitiva a Araruna, quando se dirigiram para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada uma missa pelo pároco de Campo de Santana, João Batista, e concelebrada por outros padres, inclusive Nilton Nunes, secretário executivo de Desenvolvimento Humano.
Maranhão, após assinar a proposta, entregou o documento a reitora da UEPB, Marlene Alves. Num rápido pronunciamento, a reitora disse que a meta principal do atual governo é a interiorização do ensino superior no Estado. Ela considerou um dos maiores investimentos da administração estadual a instalação de novos cursos na região do Curimataú, beneficiando também vai beneficiar estudantes do Brejo.
Com a instalação do Campus VIII, a Universidade Estadual da Paraíba em Araruna vai oferecer cursos de Gastronomia, Segurança Alimentar e ainda Odontologia e Nutrição. Esses cursos, segundo a reitora Marlene Alves, entrarão em vigor a partir de 2010, com a realização de vestibular especial, e oferecerão, cada um, 50 vagas.
Num discurso emocionado, onde fez uma retrospectiva de sua vida em Araruna, Maranhão disse que era um grande prazer de, pela primeira vez em sua terra natal, criar uma unidade de ensino superior e assinar o documento na igreja onde se batizou.
Maranhão, além da criação do Campus VIII da UEPB naquela região, anunciou a realização de várias obras, tais como um ginásio de esportes no Sítio Mata Velha, reconstrução da Barragem de Jandaia, adutora da barragem Senador Humberto Lucena e, ainda, a recuperação do campo de futebol da cidade.
“A educação é uma das prioridades do meu governo e isto vou cumprir”, disse o governador, ao afirmar que até o final do ano pretende recuperar 29 escolas e construir outras 19 em todo o Estado.
Além do governador José Maranhão e da reitora Marlene Alves, falaram na solenidade o secretário de Educação, Sales Gaudêncio, o deputado federal Marcondes Gadelha, a deputada estadual, Olenka Maranhão, a prefeita Wilma Maranhão e o ex-deputado Benjamim Maranhão.
Comentários