SILVIO OSIAS
Socorro!
Nos 60 anos de Help!, coluna fala dos Beatles no cinema.
Publicado em 02/07/2025 às 7:31

Help!, o segundo filme dos Beatles, está fazendo 60 anos. Tanto o filme - uma comédia maluca dirigida por Richard Lester - quanto o disco com a trilha-sonora.
A estreia dos Beatles no cinema ocorrera em 1964 com A Hard Day's Night. Dirigidos por Richard Lester, eles protagonizam uma ficção com linguagem de documentário.
Neste post, aproveito os 60 anos de Help! para falar um pouco sobre os Beatles no cinema, trajetória que começa em 1964, auge da Beatlemania, e termina em 1970.

OS REIS DO IÊ-IÊ-IÊ/A HARD DAY'S NIGHT
De Richard Lester, 1964
No Brasil, o filme se chamou Os Reis do Iê-Iê-Iê. Fotografados em preto e branco, os Beatles são habilmente dirigidos por Richard Lester. O grupo acabara de conquistar os EUA e o mundo, e o tom de documentário valoriza muito a produção.

SOCORRO!/HELP!
De Richard Lester, 1965
O sucesso de A Hard Day's Night levou a Help!. No Brasil, Socorro!. Filmado em cores, é uma comédia maluca, com uma história boba e ótimos números musicais. Os Beatles detestaram a filmagem e reza a lenda que fumaram maconha o tempo todo.

MAGICAL MYSTERY TOUR
De Bernard Nowles, 1967
Depois do êxito do álbum Sgt. Pepper e da morte do empresário Brian Epstein, os Beatles resolveram fazer um telefilme de média-metragem para exibição no Natal. As canções são ótimas, mas o filme é um lixo. Foi eventualmente exibido nos cinemas.

O SUBMARINO AMARELO/YELLOW SUBMARINE
De George Dunning, 1968
Se Magical Mystery Tour não foi uma boa "viagem", Yellow Submarino foi. No auge da psicodelia, os Beatles aparecem como personagens de uma animação que atrai tanto adultos quanto crianças. Eles dividem com George Martin a impecável trilha musical.

DEIXA ESTAR/LET IT BE
De Michael Lindsay-Hogg, 1970
No Brasil, o filme foi chamado Deixa Estar. O diretor Michael Lindsay-Hogg filmou os Beatles em janeiro de 1969. O documentário é o retrato do fim. O desfecho, com o rooftop concert, areja a narrativa, mas não esconde a crise que levaria à separação.
Comentários