ESPORTES
Confira os escudos do Botafogo-PB ao longo da sua história
O Jornal da Paraíba traz abaixo os escudos que o Botafogo-PB já usou em toda a sua história.
Publicado em 02/07/2025 às 9:27
Na última semana, o ge publicou uma reportagem revelando que a SAF do Botafogo-PB exigiu que a associação, o Botafogo Futebol Clube, que é dono de 10% das ações da SAF registrasse um escudo em nome da instituição. Isso porque o escudo atual não é registrado em nome do Belo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão federal que cuida dos registros de marcas no país.
+ CLIQUE AQUI para receber as notícias do Belo pelo WhatsApp

Com isso, novamente o debate sobre mudança ou não do escudo voltou a ganhar força entre os torcedores. Um debate, aliás, que faz tempo que ocorre e não sai da vida do torcedor botafoguense. O Conselho Deliberativo, aliás, por conta da exigência da SAF, que aconteceu decorrente a um pedido de registro da Kappa, atual fornecedora esportiva do clube, deu entrada em um registro da estrela vermelha. Uma espécie de escudo alternativo.
Com esse debate em voga, o Jornal da Paraíba traz abaixo os escudos que o Botafogo-PB já usou em toda a sua história. E não foram poucos. Teve a estrela solitária branca, a estrela solitária preta, escudo igual ao do Botafogo do Rio de Janeiro e ainda outros, até chegar no escudo atual, que começou a ser usado na década de 1970. Confira os escudos.
1944
O primeiro escudo que se tem registro do Botafogo-PB é a estrela solitária preta, em uma foto do time em 1944. É possível que o escudo tenha sido utilizado em anos anteriores e também chegou a ser utilizado na década de 1950. Antes mesmo do escudo idêntico ao Botafogo do Rio de Janeiro, que muitos pensam ser o primeiro escudo da história do Belo. Vale lembrar que o escudo atual do clube carioca só passou a ser escudo do clube do Rio de Janeiro em 1942. Portanto, demorou alguns anos para o Belo ter o mesmo escudo do xará carioca.

1945
O time campeão paraibano de 1945 já usou um uniforme com o escudo idêntico ao atual do clube carioca. Com a estrela solitária branca dentro do escudo. Esse escudo foi utilizado até meados de 1975, com alguns outros escudos sendo usados durante esse tempo, mas por menos tempo.

Década de 1950
Na década de 1950, o Botafogo-PB usou mais de um escudo, mas majoritariamente utilizou o escudo idêntico ao Botafogo do Rio de Janeiro. Nesse período utilizou ainda a estrela solitária branca e a estrela solitária preta. Às vezes sozinhas, às vezes com a sigla BFC dentro da estrela. Nesse último caso, há registros dos escudos abaixo em fotos dos jogadores em 1952.


Década de 1960
Na década de 1960, o escudo idêntico ao xará carioca também foi bastante utilizado. O time de 1968, campeão paraibano, no entanto,também usou um escudo com apenas a estrela solitária na camisa alvinegra, com uma borda final preta.

1975
Em 1975, o Botafogo-PB utilizou um escudo especial na partida de estreia do Estádio Almeidão, diante do xará carioca. O Belo usou um escudo com formato igual ao do clube carioca, mas com a estrela branca, e uma parte interna do escudo vermelha e outra preta. O escudo foi feito apenas para a partida e usado raras vezes.

1976
A partir de 1976, o Botafogo-PB passou a utilizar o escudo que usa até hoje, com, claro, algumas mudanças estéticas mais simples, realizadas nos últimos anos. Um emblema semelhante ao do Botafogo do Rio de Janeiro, mas com a estrela vermelha ao centro.

1977 e 1978
Em 1977, o clube utilizou o escudo com uma leve mudança. As bordas, antes pretas e brancas, viraram uma borda só, da cor vermelha. A partir de 1979, o escudo voltou a ter bordas alvinegras.

Atualmente
De 1976 para cá, o Botafogo-PB utiliza o mesmo escudo, com variações sutis no tamanho da estrela e no formato das curvas, na maior parte das vezes sem ser por vontade do clube, mas mais por mudanças de entregas de material esportivo por parte dos fornecedores. Mais recentemente, o clube padronizou o escudo para o emblema abaixo, com a adição da estrela amarela acima do escudo, em alusão ao título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2013.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Comentários