TECNOLOGIA
TV Cabo Branco lança sinal digital e técnicos explicam tecnologia
No dia em que a TV Cabo Branco lança oficialmente o canal digital, profissionais explicam o funcionamento da TV digital e dos recursos interativos.
Publicado em 06/07/2009 às 14:32
Phelipe Caldas
A TV Cabo Branco realiza na noite desta segunda-feira (6) a solenidade de lançamento do sinal de TV digital na Paraíba, passando a ser a primeira emissora de televisão do Estado a estar completamente preparada para receber este tipo de tecnologia. O evento acontece a partir das 18h, com a presença de autoridades, parceiros e clientes convidados, três anos antes do prazo final dado pelo Ministério das Comunicações para que as emissoras da Grande João Pessoa se adaptem a nova tecnologia.
Segundo o diretor técnico Josemar Cruz, pessoense que é chefe de transmissão da Rede Globo de Televisão, o cronograma prevê que de forma gradativa o sinal digital substitua totalmente o analógico até 2016. “Dentro do cronograma, a mudança em João Pessoa deveria acontecer até 2012, mas a TV Cabo Branco se antecipa e dá uma grande prova de competência e de profissionalismo ao realizar a mudança de tecnologia três anos antes do fim do prazo”, destaca.
Ele explica que a chegada do sinal digital à Paraíba é a garantia de lazer de qualidade e 100% gratuito. “Graças ao processamento de dados que a TV digital faz, o sinal chega sem ruídos, sem 'fantasmas' e com um som muito mais nítido”, destacou Josemar.
Como exemplo da qualidade da TV digital, ele explica que o som é sem ruídos e a imagem da TV digital será duas vezes mais limpa do que a vista hoje em um DVD. “Um aparelho de DVD tem apenas 525 linhas de definição, enquanto que a TV digital tem 1080 linhas de definição”, frisou.
Para se assistir a TV Cabo Branco digital, o telespectador precisa ter um conversor ou uma TV nova que já venha com o equipamento embutido, além de ter acesso ao sistema UFF. A TV Cabo Branco digital ficará condicionada no canal 19.
Ele lembrou ainda que, por exemplo, a próxima Copa do Mundo será toda transmitida em TV digital e que a tecnologia promorcionará vários tipos de interatividade que prometem revolucionar o conceito de TV na Paraíba e no Brasil.
Interatividade e Portabilidade
Outro grande diferencial que chega junto com a TV digital são os recursos interativos que será proporcionado ao telespectador. O detalhe sobre a interatividade da TV digital no país é que a tecnologia foi toda desenvolvida no Brasil, com destacada atuação da Universidade Federal da Paraíba (sob a coordenação do professor Guido Lemos).
O professor Wilfredo Maldonado (do lado direito da foto) fala do avanço da interatividade, ele explica que o telespectador vai poder participar ativamente da programação, como por exemplo, o envio de mensagens em tempo real que poderão ser exibidas ao vivo.
Especificamente sobre o trabalho que foi feito na Paraíba pela TV Cabo Branco, ele disse que se trata de um trabalho extremamente profissional, que contou com um alto investimento e que leva a emissora paraibana a um patamar comparado a de qualquer outra afiliada da Rede Globo no Brasil.
Comentários