icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Produção de mel de abelha na Paraíba atinge 500 toneladas

Tema será discutido no II Encontro de apicultura e Meliponicultura, nos dias 3 e 4 de outubro, na Feira do Empreendedor, em João Pessoa.

Publicado em 30/09/2009 às 18:56

Da Redação

A apicultura, nas áreas rurais da Paraíba se faz presente em mais de 100 municípios paraibanos (cerca de 40%) e responde pela produção anual de 500 toneladas de mel. O assunto será discutido nos dias 3 e 4 de outubro no segundo Encontro de apicultura e Meliponicultura, que acontece durante a Feira do Empreendedor, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Segundo Edilson Batista, gerente de agronegócio do Sebrae Paraíba, o segmento de apicultura é trabalhado pela instituição e entidades parceiras em mais de 100 municípios de seis microrregiões dentro do projeto denominado de APIS. Para ele, a tendência é de crescimento da atividade devido, em partes, ao rápido retorno financeiro e baixo investimento no setor. De 2004 a 2009, a produção de mel passou de 150 toneladas para 500, com significativa expansão da atividade.

Estima-se que 60% da produção do Estado seja destinada atualmente ao mercado privado, em especial na Paraíba, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Desta, a maior parte da produção concentra-se na região de Catolé do Rocha. No Estado, existem mais de 40 unidades de extração de mel e dois entrepostos situados nos municípios de Catolé do Rocha e Bananeiras.

Crescimento


Nas microrregiões do Curimatau, Brejo e Seridó, mais de 300 produtores trabalham com a atividade, em um acréscimo de produtores envolvidos de 20, em 2006, para 300, em 2009. “O interesse é crescente por ser uma atividade que exija muito tempo, só é preciso visitas aos apiários a cada 15 dias, além da baixa quantidade de pessoas para viabilizar a produção – apenas duas pessoas”, disse Diógenes Vasconcelos, gerente da agência regional de Araruna, onde várias associações de apicultores atuam.

Vasconcelos disse que é possível iniciar a atividade com um investimento de R$ 2 mil, desde que haja entreposto para beneficiamento próximo. Para Ubiratan Escarião, coordenador estadual do Fórum da Apicultura, o segmento é promissor na Paraíba e deverá ganhar mercado no Nordeste devido a qualidade do produto.

Encontro

A atividade da meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, vai ser destaque na Feira do Empreendedor com o 2º Encontro Paraibano de Apicultura e Meliponicultura, realizado pelo Fórum estadual que trata do mesmo tema, nos dias 3 e 4 de outubro. A previsão é que apicultores de todo o Estado, meliponicultores e apicultores das abelhas com ferrão, estejam presentes.

Durante dois dias, o Encontro terá palestra e oficinas de apicultura com ferrão e também da meliponicultura. As inscrições para participar do seminário podem ser feitas na Central de Relacionamentos do Sebrae – 0800 570 0800.

As inscrições para garantir o acesso gratuito à ‘Feira do Empreendedor 2009’ foram estendidas até a próxima quinta-feira, 1º de outubro, o inscrito terá direito à entrada em todos os dias da feira. Os interessados podem se inscrever pelo www.feiradoempreendedorpb.com.br, por meio da Central de Relacionamento Sebrae no telefone 0800 570 0800.

Para inscrição nas palestras âncoras, que custam apenas R$ 20, os interessados podem se inscrever no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, que fica no 1º piso do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp