ECONOMIA
Paraíba terá 18 projetos de energia solar em leilão
Empresa de Pesquisa Energética marcou para agosto leilão com 382 projetos de onze Estados.
Publicado em 02/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:04
A Paraíba vai concorrer com 18 projetos de energia fotovoltaica (solar) no Leilão de Energia de Reserva (LER), marcado para agosto. O 2º leilão que será promovido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) credenciou 382 projetos de geração de energia fotovoltaica, totalizando uma capacidade instalada de 12.528 Megawatts (MW). Os projetos passarão agora pela fase de habilitação, a fim de participar do leilão marcado para o dia 14 de agosto.
Para o professor João Marcelo Dias Ferreira, do Centro de Energias Renováveis da UFPB, a Paraíba ao lado da Bahia têm uma das melhores áreas de potenciais de incidência solar da Região Nordeste para geração de energia fotovoltaica. "As regiões do Sertão e do Cariri têm as melhores incidências do Estado".
Segundo o professor, a Paraíba já ganhou no ano passado a usina termossolar de Coremas 1, no municípios de Coremas, que vai receber investimentos de R$ 125 milhões e uma capacidade de geração de 30 MW, atendendo 225 mil habitantes, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
"A realização desse leilão serve também como mais uma divulgação do potencial do Estado nessa área, que pode atrair mais investimentos e gerar empregos", comentou.
A maior parte dos projetos está concentrada na região Nordeste, que tem um ótimo nível de insolação. Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte lideram em número de projetos inscritos, com 140, 61, e 39 projetos respectivamente.
O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, destacou que os projetos totalizam uma capacidade superior à da usina de Belo Monte, hidrelétrica de 11 mil MW que está sendo construída no Pará.
Para Tolmasquim, o grande número de projetos credenciados antecipa que o leilão será bastante competitivo, o que é bom para os consumidores.
Comentários