ESPORTES
Fifa confirma dois CTS na Paraíba para a Copa
A capital paraibana foi incluída na lista com a Vila Olímpica Ronaldo Marinho e a Vila Olímpica Cidade de João Pessoa.
Publicado em 31/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
João Pessoa está oficialmente entre as candidatas que podem receber e hospedar uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2014, que vai acontecer no Brasil. Após um evento realizado na última terça-feira em São Paulo, que tratou de forma geral sobre os Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) selecionados pela Fifa, a entidade disponibilizou ontem, em seu portal na internet, o catálogo completo dos centros selecionados.
E João Pessoa foi incluída com dois CTS: a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, que tem o governo da Paraíba como investidor; e a Vila Olímpica Cidade de João Pessoa, que tem a Prefeitura de João Pessoa como investidora. A primeira localizada no Bairro dos Estados e a segunda no Valentina.
Os dois centros de treinamentos da Paraíba estão entre os 83 de todo o Brasil que foram aprovados em todos os requisitos e por isto incluídos no catálogo da Fifa. Ao todo, 403 pretensos centros se inscreveram, mas a maioria foi reprovada.
O catálogo agora vai ser enviado para as 32 seleções classificadas, que terão que escolher dentre estes 83 CTS qual quer ter como base durante o torneio. Desta forma, as negociações não passam mais pela Fifa ou pelo Comitê Organizador Local da Copa, mas vão acontecer diretamente entre as confederações de futebol dos países classificados e os CTS.
Os centros de treinamentos de seleções, segundo as regras da Fifa, são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, ambos localizados próximos a um aeroporto. No caso da Paraíba, a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, que é do governo da Paraíba, tem como hotel oficial o Ouro Branco (classificado como sendo três estrelas). Já no caso da Vila Olímpica Cidade de João Pessoa, o hotel oficial é o Tropical Tambaú (classificado como sendo quatro estrelas).
Isto significa dizer que uma seleção que queira ficar em João Pessoa vai ter que optar por um ou outro conjunto. De igual mesmo apenas que ambos têm como aeroporto base o Castro Pinto.
Os dois CTS foram incluídos no catálogo na última listagem, que tem 16 novos centros. João Pessoa tem a seu favor o fato de estar localizada entre duas sedes da Copa do Mundo. A cidade fica 180 km ao sul de Natal e 120 km ao norte do Recife.
Algumas seleções já anunciaram suas escolhas, caso da Argentina, que optou pela Cidade do Galo, do Atlético-MG, em Belo Horizonte.
"A Cidade do Galo só entrou nessa versão. Então, oficialmente a Argentina só poderá fazer sua opção amanhã, num sistema gerenciado pela Fifa, quando essa versão do caderno for disponibilizada", afirmou Frederico Nantes, membro do Comitê Olímpico Local.
A grande maioria, porém, só irá se posicionar após o sorteio dos grupos, que vai ser realizado no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, e vai determinar datas e horários dos jogos de cada equipe.
O primeiro prazo determinado para que as seleções apontem uma opção é o dia 18 de dezembro. O fim de janeiro é o limite. O COL imagina que as delegações chegarão ao Brasil no início de junho. A Fifa estipula um período mínimo de cinco dias antes da estreia de cada seleção no Mundial.
16 CTS INCLUÍDOS NA LISTA
A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTS em relação à versão anterior, que continha 70. As novidades estão em Aracaju (SE), João Pessoa (PB) (2), Foz do Iguaçu (PR) (2), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Vespasiano (MG), Teresópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), Cotia (SP) e São Paulo (SP).
Três locais foram retirados. A Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros, em Brasília, e o CT do Palmeiras, em São Paulo, serão usados agora como Campos Oficiais de Treinamento. O Jurerê Sports Centre, em Florianópolis, foi retirado por problemas com licença ambiental. Na divisão por regiões, ficaram quatro CTS no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul.
"Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um país que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos", afirmou o presidente do Comitê Organizador Local e da CBF, José Maria Marin.
"Temos um programa de nacionalização da Copa e das Olimpíadas, para dividir de forma mais equânime os benefícios dos grandes eventos. Os centros de treinamento constituem uma oportunidade de redistribuição desses benefícios. Consolidar essas cidades como CTS, ainda que algumas não sejam escolhidas por uma Seleção, coloca o local numa lista importante, inclusive para outros eventos", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Comentários