VIDA URBANA
Copa agita ruas nos bairros
Aos poucos, e com aproximidade do mundial 2014, moradores vão colorindo de verde e amarelo as casas e calçadas da capital.
Publicado em 01/06/2014 às 18:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:13
Paredes pintadas, bandeiras penduradas no terraço, fotos de jogador expostas. Há um mês, a aposentada Iraci da Silva Soares mudou a decoração da casa para se divertir durante a Copa do Mundo de 2014. As cores verde, amarelo, azul e branco ganharam lugar de destaque e passaram a cobrir piso, teto e até algumas mobílias da residência.
Aos 74 anos de vida, a idosa explica que é apaixonada pelo futebol. “Em todo ano que tem Copa, eu arrumo minha casa. Meu filho me ajuda, a família gosta e a gente consegue assistir aos jogos com mais satisfação”, explica.
A Copa do Mundo 2014 Fifa será iniciada no próximo dia 12, com a partida entre Brasil e Croácia. O jogo será às 17h, em São Paulo. Faltando ainda mais de uma semana para o começo da competição, torcedores já estão com espírito preparado para comemorar cada lance.
Moradora do bairro do Róger, em João Pessoa, dona Iraci não é a única que trouxe as cores da Seleção Brasileira para dentro de casa. O comerciante Marnil Chianca não economizou tinta e nem criatividade. Dono de uma padaria, ele mesclou as cores da bandeira nacional com fotos do jogador paraibano Hulk, que está entre os 23 jogadores convocados pelo técnico Felipe Scolari.
Entre pães, biscoitos, doces e bolos, é possível ver imagens do atleta vestido com camisa amarela e com dizeres lembrando que ele é nascido na Paraíba. “Hulk é 100% Paraíba e está engrandecendo o nome do nosso Estado. É um menino que está no topo do sucesso, mas continua simples, humilde, com os pés no chão, sem deixar o poder subir à cabeça. Ele está orgulhando a Paraíba e nada mais justo que eu faça essa pequena homenagem para ele”, disse o comerciante.
O nome do jogador e da Seleção Brasileira estão em paredes, maquinário, balcão e até na fachada da loja. A decoração, que já chama atenção pela vivacidade das cores, ainda se destaca pela criatividade do autor. A calçada do estabelecimento se transformou em uma espécie de tabuleiro de xadrez, onde as cores verde e amarelo se alternam. Os desenhos, que começaram a ser feitos na estrutura do comércio, ganharam a rua. Em frente à padaria e à casa de dona Iraci, o asfalto está encoberto pelos tons da Copa.
Até o mascote do campeonato, o tatu-bola que ganhou o nome de “Fuleco” foi pintado no local. “É a rua mais alegre do bairro, é a que tem a cara da Copa. A gente começou a pintar tudo há cerca de dois meses. Eu e outros moradores fazíamos o trabalho aos domingo, quando há pouco movimento de carros por aqui. Está tudo muito lindo, mas ainda não terminamos.
Ainda falta pintar o rosto de Hulk no asfalto”, diz Marnil Chianca.
Em recompensa pelo trabalho e dedicação, o comerciante espera a vitória do Brasil na competição. No entanto, ele deixa escapar que também tem outra torcida. “Eu espero que o jogador Hulk venha aqui, ver a forma como a nossa Paraíba torce por ele. Tenho certeza que ele, um dia, vai vir”, afirma.
Comentários