POLÍTICA
Ricardo prestigia posse de Dodge na Procuradoria Geral da Républica
Evento foi antecipado para esta manhã devido a viagem oficial de Temer ao EUA.
Publicado em 18/09/2017 às 11:38
O governador Ricardo Coutinho (PSB) cancelou agenda na abertura da Semana Nacional do Trânsito para participar, na manhã desta segunda-feira (18), da posse de Raquel Dodge na Procuradoria Geral da Républica, em substituição ao procurador Rodrigo Janot. Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB), e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Joás de Brito de Pereira.
Membro do Ministério Público Federal desde 1987, Raquel Dodge é primeira mulher a exercer o cargo de procuradora-geral da República. Para vice-procurador-geral da República, ela escolheu o subprocurador-geral da República Luciano Maris Maia, que é paraibano. Outro paraibano que terá posição de destaque é Humberto Jacques de Medeiros, que foi escolhido como vice-procurador-geral Eleitoral.
Ricardo Coutinho usou seus perfil no Instagram para comentar a participação no evento: “prestigiando em Brasília, a posse da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Honra nosso Estado o vice-procurador-geral, Luciano Maia e o vice-procurador-geral Eleitoral também paraibano, Humberto Jacques de Medeiros, ambos também tomando posse”, comentou.
A comitiva do governador contou, ainda, com as presenças do procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, e do deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB). Também esteve no evento o advogado José Mário Porto, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, sexcional Paraíba (OAB-PB).
Comitiva paraibana que prestigiou a posse de Raquel Dodge na PGR. Foto: Divulgação
Cerimônia
Dodge assumiu no lugar de Rodrigo Janot, que apresentou este ano duas denúncias ao Supremo Tribunal Federal contra o presidente Michel Temer, além de outras 64. Ao dar posse a Dodge, Temer ressaltou a harmonia entre os poderes e disse que, embora apenas três poderes estejam nominados na Constituição, não há dúvidas de que o Ministério Público tem, igualmente, todas as características de um poder de Estado.
Aos presentes, Raquel Dodge disse que “os órgãos do sistema de administração de Justiça têm no respeito e harmonia entre as instituições a pedra angular que equilibra a relação necessária para se fazer justiça em cada caso concreto”.
Temer encerrou o discurso agradecendo a delicadeza de Raquel Dodge de antecipar o horário da cerimônia de posse para que ele pudesse estar presente. O presidente viaja hoje para os Estados Unidos.
Comentários