icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

CBF atende a Justiça e suspende jogo do Belo

Suspensão do jogo entre Botafogo e Náutico em Goianinha-RN, foi confirmada pela CBF; nova data ainda não foi informada.

Publicado em 28/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:13

O futebol paraibano venceu o primeiro round da luta que está travando com o STJD. Ontem à tarde, a CBF confirmou que o jogo entre Botafogo e Náutico, pela Copa do Nordeste, foi suspenso por determinação da Justiça paraibana. O confronto aconteceria em Goianinha-RN, e pelo menos por ora a CBF ainda não informou uma nova data para o confronto.

A partida estava programado para acontecer no Estádio Almeidão, em João Pessoa, na tarde desse domingo. Na sexta-feira, o STJD interditou o Almeidão, o que fez a CBF remarcar o jogo para Goianinha.

Neste final de semana, no entanto, o vereador pessoense Renato Martins entrou com uma ação na Justiça Comum e conseguiu da juíza plantonista Lílian Cananéa, da comarca de Lucena, uma liminar que suspendia o jogo. A juíza determinou ainda que todos os jogos com mando de campo do Belo a partir de agora têm que acontecer no Almeidão.

Assim, a CBF só tem duas opções. Ou consegue cassar a liminar de primeiro grau ou terá que necessariamente programar o jogo para o Almeidão. Pelo menos por ora, no entanto, a CBF se limita a dizer em nota que “brevemente será publicada a nova programação da referida partida”.

TIMES VIAJAM

O curioso é que apesar da decisão judicial ter saído ontem, tanto o Botafogo como o Náutico viajaram para Goianinha. O time pernambucano já estava em Natal desde o domingo e decidiu ficar em terras potiguares de forma preventiva. Já o Belo viajou às 16h de ontem para o estádio do confronto. Sem jogo, o técnico Marcelo Vilar aproveitou para fazer um treino técnico-tático à noite.

Antes da viagem, o presidente Nelson Lira se manteve cauteloso com a liminar conseguida pelo vereador. Mesmo admitindo que o Botafogo pode ser beneficiado, deixou claro que a ação não tem nada a ver com o clube.

"Essa foi uma ação movida por um torcedor e que o clube não pode ser responsabilizado. De nossa parte, não tivemos sequer tempo de tentar a cassação da liminar expedida pelo presidente (do STJD) Flávio Zveiter. O Botafogo vai se defender no julgamento de quarta-feira (amanhã)", revelou o dirigente.

Também por isso, Nelson Lira fez questão de manter a programação da viagem para Goianinha, inclusive do staff administrativo.

"O Botafogo viajou de acordo com a programação, inclusive com o pessoal de apoio, como os bilheteiros. Não movemos nenhum passo no sentido de contrariar aquilo que foi decidido pela CBF", emendou o presidente botafoguense.

JOGO ADIADO

Além de suspender a partida Botafogo x Náutico, a CBF também alterou a data do outro jogo do Belo na Copa do Nordeste. Isso porque a partida contra o Guarany de Sobral, que estava marcada para o próximo domingo, foi adiada para segunda-feira, às 20h30.

O curioso é que no site oficial da entidade a partida ainda está marcada para o Estádio Almeidão, em João Pessoa.

PAULO SCHMITT AMEAÇA EXCLUIR CLUBE

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, declarou ontem que vai denunciar o Botafogo e pedir a exclusão do clube da Copa do Nordeste. Ele diz que vai fazer isto assim que a CBF encaminhar ao STJD mais detalhes sobre a ação movida na Justiça comum pelo vereador pessoense Renato Martins e que culminou na suspensão do jogo entre o Belo e o Náutico, marcado para a noite de ontem no Estádio Nazarenão, em Goianinha.

O vereador que moveu a ação não é dirigente nem responde pelo Botafogo, mas Paulo Schmitt diz que o clube também pode ser punido quando é beneficiado por ações movidas por terceiros.

"Tenho que esperar a CBF ser notificada e enviar o caso para o STJD. Mas assim que chegar nas minhas mãos, vou oferecer uma denúncia pedindo a exclusão do Botafogo da competição.

Os times têm que saber que não podem entrar na Justiça comum sem esgotar as vias do STJD. Nós não podemos deixar que vontades políticas locais interfiram no andamento da Copa do Nordeste", disse o procurador.

O vereador que moveu a ação, Renato Martins, também afirmou que o procurador não tem fundamentos jurídicos para punir o Botafogo pela ação movida por ele.

"Isso é uma aberração e sem nenhuma consistência técnica.

Ele não pode punir o clube por uma ação movida pelos torcedores e que visa o respeito ao Estatuto do Torcedor. O que ele está fazendo é uma ameaça para colocar terror na torcida e no clube", contou o vereador. (Do GloboEsporte.com)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp