COTIDIANO
Congresso americano faz novas sanções ao Irã
Objetivo é impedir que os dividendos dessas transações sejam destinados ao programa nuclear do país.
Publicado em 01/08/2012 às 9:59
A Câmara de Representantes e o Senado norte-americanos acordaram uma proposta que trará mais sanções ao Irã através, principalmente, da diminuição do lucro iraniano com o comércio de petróleo. O objetivo é impedir que os dividendos dessas transações sejam destinados ao programa nuclear do país.
A proposta poderá ser votada na Câmara e no Senado até o fim dessa semana. Depois, deverá ser assinada pelo presidente Barack Obama para passar a valer.
A Casa Branca não comentou sobre o assunto.
Entre as propostas estão repressões àqueles que embarquem ou vendam petróleo iraniano ou paguem esse produto com ouro. Também são previstas punições às companhias que tentem burlar as sanções colocando nos cargueiros bandeiras de outros países ou desligando seus sistemas de rastreamento.
Serão punidas as empresas americanas cujas subsidiárias negociem com o Irã e todos aqueles que comprem títulos da dívida pública do país.
Às empresas negociadas em bolsas de valores americanas será pedida a divulgação, em documento público, que explicite a existência de negócios com o Irã e a natureza do comércio.
A proposta também busca impedir o Irã de repatriar suas receitas com a venda de petróleo.
Teerã insiste que suas atividades nucleares não têm pretensões bélicas.
Comentários