VIDA URBANA
Biblioteca do Estado digitaliza acervo
Objetivo é facilitar a pesquisa, e segundo a coordenadora da Biblioteca já foram digitalizados os títulos de mais de 16 mil obras.
Publicado em 24/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 13:26
A Biblioteca Pública Estadual, localizada na avenida General Osório, no Centro de João Pessoa, está com o processo de tombamento digital dos títulos de todo o acervo da unidade. De acordo com a coordenadora do órgão, Severina Kátia da Silva, já foram digitalizados os títulos de mais de 16 mil obras. Um dos objetivos é facilitar a pesquisa para os cerca de 60 usuários que visitam o espaço diariamente. “Em 2015, vamos implantar o sistema de empréstimo, o que ainda não temos. Então, o processo de tombamento digital dos nossos títulos também vai permitir que levemos para a população essa novidade em 2015”, completou a coordenadora.
No espaço, emoldurado pela arquitetura neoclássica do fim do século XIX, há obras raras, como “Aulas de Português”, de Anésio Leão, escrita em 1961; “Memórias de Um Colono no Brasil”, escrita por Thomas Davatz em 1850, além de um século da coleção da revista A Gazeta Judiciária, que engloba o período de 1849 a 1949. “São obras que, além da leitura prazerosa, proporcionam ao nosso visitante a oportunidade da pesquisa. É um acerco significativo que temos a obrigação de zelar”, disse a coordenadora da biblioteca.
Atualmente, a Biblioteca Pública Estadual dispõe de mais de 25 mil obras. A previsão é que todos os títulos sejam digitalizados até maio de 2015. Severina Kátia destacou que a biblioteca oferece, além de obras raras, um acervo atualizado com livros para os estudantes se prepararem para o Enem e concurso público. “Temos um público infantil bem significativo e também disponibilizamos um vasto acervo da literatura infanto-juvenil”, pontuou.
Comentários