icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Concurso Universitário de Reportagem do JP já tem seus finalistas

Jornal da Paraíba, em comemoração a seus 40 anos de veiculação, não poderia deixar de dar uma oportunidade aos novos talentos do jornalismo.

Publicado em 14/10/2011 às 16:31

O Jornal da Paraíba, em comemoração a seus 40 anos de veiculação, não poderia deixar de dar uma oportunidade aos novos talentos do jornalismo. Pensando nisso, o impresso lançou o Concurso Universitário de Reportagem, convidando estudantes dos cursos de comunicação de qualquer instituição de ensino superior a ter seu tão sonhado espaço num dos jornais de maior circulação do Estado.

“O Jornal da Paraíba sempre está apostando em novos talentos. Prova disso é que já realizamos, há alguns anos, o projeto Repórter do Futuro, com a publicação de reportagens de estudantes da UFPB, UEPB e FIP. Agora, dentro da comemoração dos 40 anos do JP, decidimos fazer um concurso com a ideia de valorizar quem está fazendo um curso superior em Jornalismo”, declara Angélica Lúcio, editora-executiva do JP e uma das juradas do Concurso.

Os interessados tiveram mais de um mês para enviar suas matérias, que deveriam se enquadrar em um dos seguintes temas propostos: saúde, segurança, educação e sustentabilidade. Com início no dia 8 de agosto, a competição ainda pedia que, além dos textos, fossem enviadas fotos ou ilustrações para compor a reportagem. O material recebido foi avaliado esta semana pela equipe de editores do Jornal da Paraíba, que selecionou os dez finalistas, todos matriculados em uma das quatro instituições de ensino do Estado que oferecem o curso de jornalismo (UFPB, UEPB, FIP e Faculdade Maurício de Nassau).

São eles: Danuza Karla de Galiza Fernandes Pinheiro de Sousa, com a reportagem “Jovens estudam política para ajudar o Brasil a ser um país melhor”; Evelinne de França Vasconcelos Dourado, com “SENAI/PB recebe prêmio por inovação em tecnologias educacionais”; Felizardo Alves Monteiro Neto, com a matéria “Com o olhar inclinado para o Pico do Jabre”; Flávia Lopes Sales do Nascimento, com “Peixes e microorganismos eficazes: cooperação animal”; Jean Carlos da Silva, com “Método de ensino forma cérebro e coração”; Jéssica Freitas e Silva, com “No sertão, inclusão digital abre portas para o avanço na educação”; Joel Cavalcanti de Miranda Neto, com “Número de vítimas com invalidez permanente por acidentes de trânsito aumenta na Capital”; Rafaela Alves Nóbrega Gambarra, com “Ensino religioso ainda suscita polêmica”; Ricardo Tolêdo da Mata Soares, com “Seguranças às escuras: travestis de programa”; Tássia Maria Pachêco Seida Nazareth, com “Alunos do ensino médio sentem dificuldades com filosofia e sociologia”.

Sobre os critérios de seleção, Angélica Lúcio explica que a equipe levou em consideração “não apenas o lead e a abordagem do tema escolhido, mas também a criatividade dos participantes, escolha dos personagens e a coesão dos textos”. Satisfeita com as reportagens enviadas, continua: “Claro que sabíamos que não iríamos encontrar um texto pronto, mas ficamos felizes ao descobrir, entre os concorrentes, futuros repórteres que precisarão apenas de algumas orientações para brilhar dentro de uma redação”.

Reconhecendo os orientadores, a editora-executiva prestou seus agradecimentos. “É preciso agradecer ainda aos professores das instituições participantes que se dispuseram a colaborar com o concurso, dedicando parte de seu tempo no trabalho de orientação dos alunos”, conclui.

Os três primeiros colocados terão seus nomes anunciados em evento no dia 27 de outubro, no Zarinha Centro de Cultura, a partir das 20h. Seus textos serão publicados no informativo e os felizardos ainda levarão um tablet (primeiro colocado), um notebook (segundo colocado) e uma filmadora HD portátil (para o terceiro). Todos os dez finalistas ainda recebem diplomas de menção honrosa e assinatura semestral do Jornal da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp