CULTURA
'Oscar' da Inglaterra
Realizada no último sábado (15) na Royal Opera House, em Londres, 67ª edição do Bafta, confirma o favoritismo de concorrentes ao Oscar.
Publicado em 18/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:25
A 67ª edição do Bafta, a maior premiação cinematográfica britânica, confirma o favoritismo de muitas produções que também estão concorrendo ao Oscar. A cerimônia aconteceu no último sábado, na Royal Opera House, em Londres.
Os maiores destaques ficaram por conta de Gravidade e 12 Anos de Escravidão. O primeiro arrematou meia dúzia de prêmios dos onze que concorria: Melhor Filme Britânico, Diretor (para o mexicano Alfonso Cuarón), Trilha Sonora, Fotografia, Som e Efeitos Visuais. A projeção é que o filme espacial estrelado por Sandra Bullock – com 10 indicações no Oscar – ganhe pela sua direção e na maioria das categorias técnicas.
Já o segundo reforça sua corrida pela principal estatueta dourada. O longa de época do diretor Steve McQueen levou o prêmio de Melhor Filme e Ator para Chiwetel Ejiofor. Vale lembrar que nesta última categoria não se encontrava Matthew McConaughey, favorito ao Oscar pela atuação em Clube de Compras Dallas.
Apesar da separação de categorias principais, 12 Anos de Escravidão e Gravidade se confrontaram diretamente ao lado de Trapaça (que está empatado com Gravidade nas indicações ao Oscar), Philomena e o esquecido Capitão Phillips. Do lado britânico ainda estavam Mandela - Long Walk to Freedom, Rush - No Limite da Emoção, Walt nos Bastidores de Mary Poppins, The Selfish Giant e novamente Philomena.
Trapaça saiu com os prêmios de Roteiro Original (seu rival no Oscar, o favorito Ela, não estava concorrendo) e Jennifer Lawrence foi considerada a Melhor Coadjuvante.
Sem surpresas, Cate Blanchett (Blue Jasmine) e o italiano A Grande Beleza como Filme Estrangeiro também ganharam.
A VEZ DOS ORIENTAIS
Também no último sábado foram anunciados os vencedores do 64° Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Indo na contramão da maioria das premiações, o destaque foi para a produção oriental.
O noir chinês do diretor Diao Yinan, Black Coal, Thin Ice, ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme. Liao Fan, que interpreta um detetive alcoólatra no longa, foi o Melhor Ator.
O cineasta Richard Linklater levou o Urso de Prata de Melhor Diretor por Boyhood, rodado ao longo de 12 anos com os mesmos atores.
Do lado verde-amarelo, Praia do Futuro, uma produção Brasil e Alemanha do diretor Karim Aïnouz (Madame Satã) com Wagner Moura, estava concorrendo ao prêmio principal. Em compensação, o filme do paulista Daniel Ribeiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho ganhou o prêmio da Federação da Crítica Internacional na Mostra Panorama do festival.
O longa sobre um adolescente deficiente visual em busca de independência também foi o Melhor Filme com temática ou personagens LGBTs.
Veja a lista dos principais vencedores do Bafta:
MELHOR FILME
12 Anos de Escravidão
MELHOR FILME BRITÂNICO
Gravidade
MELHOR DIRETOR
Alfonso Cuarón, por Gravidade
MELHOR ATOR
Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett, por Blue Jasmine
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Barkhad Abdi, por Capitão Phillips
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Jennifer Lawrence, por Trapaça
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino (Itália)
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Eric Warren Singer e David O. Russell, por Trapaça
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Steve Coogan e Jeff Pope, por Philomena
ROTEIRISTA, DIRETOR OU PRODUTOR BRITÂNICO ESTREANTE
Kieran Evans, por Kelly + Victor
CONTRIBUIÇÃO BRITÂNICA PARA O CINEMA
Peter Greenaway
CONTRIBUIÇÃO AO CINEMA
Helen Mirren
Comentários