VIDA URBANA
HU e Santa Isabel são unidades referenciais
Hospitais possuem enfermaria para obesos e realizam cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Publicado em 23/09/2012 às 16:47
O Hospital Universitário Lauro Wanderley e o Santa Isabel, ambos na capital, possuem enfermaria para obesos e realizam cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em Alta Complexidade para atender esse público.
Segundo o cirurgião gástrico e coordenador do Serviço de Cirurgia de Obesidade do HU, Luiz Antônio Fonseca, só nesta unidade, em média 80 pacientes estão na lista de espera por uma cirurgia – advindos de todo o Estado.
O especialista lembrou que “50% da população brasileira é obesa ou tem sobrepeso, portanto tem muita gente nesse perfil sendo operada de vesícula, hérnia, coração, todo tipo de cirurgia”.
Então, o ideal seria que todos os hospitais dispusessem de suporte para atender o obeso e não só aqueles que realizam a bariátrica.
“A dificuldade é que não se trata apenas de uma questão de estrutura física, mas de uma série de equipamentos – a exemplo do material do centro cirúrgico e equipamentos simples de apoio”, ressaltou.
Segundo o médico, 90% das unidades de saúde da Paraíba não têm nem balanças para pesar super obesos, já que a tradicional só suporta até 150 quilos. “Muitos postos de saúde só possuem cadeiras de plástico, que não suportam o paciente com sobrepeso”, comentou Luiz Antônio Fonseca, ao destacar que “os diversos ambientes não estão preparados para atender esse tipo de paciente”.
Comentários