icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Temer inaugura Transposição e diz que antecessores merecem aplausos

Presidente diz que paternidade de obra é do povo e promete entregar Eixo Norte no final do ano.  

Publicado em 10/03/2017 às 21:22

O presidente Michel Temer (PMDB) inaugurou nesta sexta-feira (10) o último trecho do Eixo Leste das obras da Transposição do Rio São Francisco, em Monteiro, no Cariri da Paraíba. Ele prometeu concluiu o Eixo Norte, que vai levar para o Sertão do Estado, até o final deste ano. Temer enfrentou protestos, mas disse que as manifestações fazem parte da democracia.

Em seu discurso, o presidente disse que sempre se emociona quando visita o empreendimento no Nordeste "menos como governante e mais como brasileiro". O presidente voltou a dizer que a paternidade do projeto de transposição é do povo.

"Agora, com a transposição e com a complementação [do projeto], espero que, ao final deste mais um ano e oito meses de governo, eu possa vir aqui e dizer que toda a Paraíba está irrigada, inundada de água. Quem sabe até uma ou outra enchentezinha. Espero exatamente isso", disse na solenidade.

Mais cedo, Temer participou, em Sertânia (PE), do acionamento da comporta que libera as águas do Eixo Leste para a Paraíba. Antes de Temer, discursaram a prefeita de Monteiro, Ana Lorena (PSDB), o senador Cássio Cunha Lima (PSSDB), o ministro da Integração Nacional e o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Cássio citou desde Dom Pedro I até Michel Temer como responsáveis pela Transposição, passando pelos ex-presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além de vários ministros e parlamentares. Já Ricardo também destacou o trabalho de Lula, Dilma e do ex-ministro Ciro Gomes, entre outros.

Antecessores

Sem citar nomes, Temer disse que as autoridades presentes ao evento acertaram ao falar de seus antecessores. "Esta é uma obra pensada desde o tempo do Império e executada nos últimos governos, por isso que eles, com a delicadeza e a civilidade que devem presidir as relações políticas, disseram que quem terminou a obra foi o Temer, mas isto passou por vários governos. Vários governos que merecem o aplauso de todos", afirmou.

De acordo com Temer, as águas do São Francisco trarão "vida a regiões historicamente castigadas pelo flagelo da seca". O presidente ainda disse que os ministros vão trabalhar com as bancadas da Paraíba na aplicação de mais recursos para atender a demandas do estado.

Também participaram da solenidade os senadores Raimundo Lira e José Maranhão, do ex-governador Wilson Braga, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, deputados federais e estaduais e vários prefeitos.

Protesto

Durante os discursos, algumas pessoas que estavam do lado de fora do evento protestaram contra o governo federal. Ao iniciar sua falar, Temer disse que as manifestações fazem parte da democracia e também devem ser aplaudidas.

“Eu queria agradecer muito a vocês que gentilmente se levantaram para aplaudir e agradecer ao pessoal que está lá fora, porque eles são meus amigos, a revelação mais clara da democracia que estamos vivendo. Se, de um lado, trazemos uma grande obra aqui para a Paraíba, de outro lado se faz o protesto. E como estão no sol, certa e seguramente, ao final do dia, eles vão se banhar com as águas da Transposição do Rio São Francisco. Tenho certeza disso", afirmou Temer.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp