icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Flávia Wenceslau está de volta à Paraíba para duas apresentações

Cortejada por Bethânia e Mariene de Castro, e radicada na Bahia desde 2007, Flávia Wenceslau se apresenta hoje em JP e amanhã em CG.

Publicado em 08/03/2016 às 9:00

Maria Bethânia não pode ouvir o nome de Flávia Wenceslau que se derrete toda. Para sentir o peso do prestígio da cantora e compositora paraibana com a intérprete baiana, basta saber que a música que encerra a turnê Abraçar e Agradecer, ‘Silêncio’, foi composta pela filha de Nova Floresta.

Radicada desde 2007 na Bahia, depois de morar em Campina Grande e João Pessoa, Flávia Wenceslau está de volta à Paraíba. É a escolhida pelo governo do Estado para estrelar o concerto do Projeto de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima) que celebra o Dia Internacional da Mulher.

A apresentação está marcada para esta terça-feira, às 20h, na Sala de Concertos José Siqueira, no Espaço Cultural. Em meio a obras de Pixinguinha (‘Carinhoso’) e Zé do Norte (‘Mulher rendeira’), que vão integrar o repertório da Orquestra de Mulheres da Paraíba (OMPB), modalidade do Prima criada no ano passado, Flávia canta três músicas próprias com a orquestra: ‘Se eu puder voar’, ‘Eu te desejo vida’ e ‘Todo céu de estrelas’.

Na sequência, a OMPB sai de cena e fica só Flávia em um show para chamar de seu. Acompanhada pelo fiel escudeiro, o guitarrista Mimi Rocha, com quem trabalha já há oito anos, a paraibana apresenta repertório de autorais, passeando pelos discos Quase Primavera (2007) e Saia de Retalhos (2011) e apresentando canções inéditas.

Os hits, claro, não ficarão de fora: além de ‘Silêncio’, que Bethânia levou ao palco, ela canta as duas músicas que outra baiana, Mariene de Castro, gravou: ‘Filha do mar' e 'Quero ir com você'.
Enraizada na terra agreste da região, a música de Flávia Wenceslau exala o calor, o sol e a força do povo nordestino. Uma verdadeira usina de composições, ela diz ter uma gaveta com umas 200 músicas esperando uma voz.

“Ela compõe com exclusividade, completamente diferente de todo o mundo. São canções com palavras muito fortes, como ‘Silêncio’, mas que têm um pensamento para meu interior que me conforta e me traduz”, declarou Bethânia sobre a compositora.

Amanhã, Flávia e Mimi Rocha, cearense que já dividiu palco e estúdio com Belchior, Dominguinhos, Fagner, Chico César e Zeca Baleiro, sobem a serra e se apresentam em Campina Grande, cidade que viu o talento de Wenceslau desabrochar nos anos 90.

Em Campina, Wenceslau abre a temporada 2016 do projeto Music From Paraíba, com show agendado para as 20h30 no Cine-Teatro São José. A cantora figurou na última edição do projeto promovido pela Funesc, um box com quatro CDs - ‘Seu eu puder voar' é uma das faixas dessa coletânea.

Entre as novidades que ela promete mostrar na Paraíba está uma parceria inédita dela com o cearense Marcos Lessa, cantor que ficou conhecido no The Voice Brasil de 2013. O repertório também inclui uma versão para o clássico ‘Quem me levará sou eu’, de Dominguinhos. “Apresentei essa música recentemente em Fortaleza, com a participação de Waldonys, e decidi manter no show”, afirma a cantora.

CHICO E ELBA

Flávia vai tentar encaixar no repertório uma parceria que acabou de sair do forno. Com o nome provisório de ‘Madeira de lei’, a canção marca o primeiro encontro musical dela com Chico César. “Ele me mandou um poema, que eu musiquei. Se der tempo de’u pegar, eu coloco ela no repertório”, comenta.

A cantora também revelou que foi procurada por Elba Ramalho, que lhe pediu uma música para gravar. “Embora eu tenha algumas músicas inéditas, prometi a Elba que vou fazer uma música nova, especialmente para ela”, confidencia.

DVD AO VIVO

A temporada de Flávia Wenceslau na Paraíba é curta. Na quinta-feira, a cantora e compositora já volta para Lauro de Freitas, onde mora, na região metropolitana de Salvador. Vai se concentrar na gravação do seu primeiro DVD.

Anunciado ao JORNAL DA PARAÍBA no ano passado, o DVD será gravado em Salvador, no mês de julho. O local e a data exata ainda serão definidos, mas os convidados já estão na ponta de língua: “Maria Bethânia, Geraldo Azevedo, Marcos Lessa e Mariene de Castro. Todos eles já confirmaram”, responde Flávia, radiante de alegria.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp