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ECONOMIA

Interatividade com foco nos serviços públicos

Foram testados quatro aplicações para a TV Digital, que envolvem informações de benefícios sociais, saúde, empregos e qualificação profissional. 

Publicado em 07/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:20

O primeiro teste em larga escala sobre a interatividade na TV Digital no Brasil foi concluído. A atividade, que foi iniciada em dezembro do ano passado e faz parte do Projeto Piloto da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa, testou a televisão interativa com 100 famílias de João Pessoa cadastradas no Programa Bolsa Família. Os resultados foram postos em um relatório, encaminhado ao governo federal, como forma de mostrar a reação da população ao serviço.

Famílias dos bairros de Mandacaru, Colinas do Sul e Cristo Redentor tiveram acesso a aplicativos relacionados ao serviço público. No total foram testados quatro aplicações, que envolvem informações de benefícios sociais do governo federal, saúde, qualificação profissional e empregos.

Na finalização desta etapa do projeto foi possível tirar conclusões sobre a usabilidade dos softwares e interesse da população sobre o conteúdo fornecido.

“Não sabíamos se essas pessoas teriam facilidade de acessar a TV e entender sua funcionalidade, porque eles não tiveram aulas explicativas. Mas percebemos que as aplicações foram bastante intuitivas, o público teve disponibilidade e muito interesse em interagir. Na hora que dava problema de sinal, elas nos ligavam, procuravam saber o que estava acontecendo. Também pediram por novos serviços de interação, como o 'Minha Casa Minha Vida'. Ou seja, ficou claro que a interação teve êxito, tivemos uma resposta muito satisfatória”, disse a gerente do projeto, Kellyanne Alves.

APLICATIVOS

O aplicativo Saúde, desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília, tinha por objetivo fornecer diversas informações básicas da saúde, como aleitamento materno e farmácias populares próximas às residências. A aplicação obteve 168 acessos; já o aplicativo Banco do Brasil, que trazia orientações sobre gastos e poupança para as famílias, teve 135 acessos; o aplicativo Benefícios, que disponibilizava um questionário para saber se o espectador tinha direito a serviços sociais alcançou 210 acessos; o aplicativo de Cursos e Empregos, informando as vagas disponíveis no Sine-JP e Pronatec, conseguiu o maior número de acessos: 419.

IDEIA É EXPANDIR PÚBLICO DO PROJETO

Como estava em fase de testes, o projeto foi voltado para um grupo de pessoas com perfis variados. “Antes de escolher onde aplicar a interatividade, fizemos uma reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). Pedimos que escolhessem quais bairros poderiam representar o todo da cidade, assim poderíamos ver como as pessoas de diferentes perfis responderiam à interação”, explicou Kellyanne Alves.

Finalizada a primeira etapa do estudo, o objetivo é expandir a interatividade para públicos ainda mais diversificados, segundo informou a coordenadora do projeto em João Pessoa. “Até agora ninguém sabia qual seria a reação das pessoas às aplicações interativas. Agora vamos preparar um relatório com essas informações e apresentá-lo ao governo federal, para a partir daí se pensar em políticas que visem a ampliação do serviço. Queremos mostrar que a interação nas emissoras públicas são canais diretos entre governo e população”.

Os vídeos interativos foram desenvolvidos pela TV UFPB e Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital (Lavid/UFPB), que também foi responsável pela instalação dos equipamentos de transmissão digital (set-top boxes). Também foram parceiros na execução do projeto as universidades Católica de Brasília e Federal de Santa Catarina, além do Banco do Brasil. A programação é exibida pela TV Câmara de João Pessoa através de um canal de serviços criado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma espécie de canal extra, através do qual os conteúdos interativos são veiculados. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

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