icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Porto de Cabedelo deve ser incluído no projeto de Cabotagem da SEP

Inclusão deve acontecer em 2011 com a construção de um Terminal de Contêineres.

Publicado em 10/03/2010 às 13:59

Com assessoria

A Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo, já está negociando a construção de um Terminal de Contêineres na Paraíba. É que com a conclusão das obras de dragagem, prevista para o segundo semestre de 2010, o Porto de Cabedelo poderá ser incluído no projeto de Cabotagem da Secretaria Especial dos Portos (SEP).

Pelo menos foi o que anunciou o representante comercial do Porto de Cabedelo, Francisco Paquet, que esteve em Brasília e manteve reuniões com representantes da SEP para a inclusão de Cabedelo no projeto. Segundo ele, a construção do Terminal de Contêineres, que será financiado com recursos do PAC II e é uma das expansões previstas no projeto de Cabotagem da Secretaria, será bastante vantajoso para a Paraíba, que se tornará ainda mais competitiva no diz respeito ao comércio marítimo.

“Dentre outras vantagens competitivas, a construção do terminal atrairá novos negócios e otimizará a estrutura logística, atendendo a indústria e o comércio marítimo realizado entre os portos da costa brasileira, bem à navegação de longo curso, realizada entre portos de diferentes nações. Além disso, o porto aumentará sua capacidade de movimentação de cargas, de geração de impostos e riquezas”, assegurou Paquet.

Ele lembrou que apenas dois portos nordestinos possuem um eficiente sistema de cabotagem no Brasil. “Apenas o porto de Salvador e Fortaleza possuem o terminal de Contêineres e realizam a Cabotagem”, disse. Financiada com recursos do PAC II, a construção do terminal está incluído nos projetos apresentados pela Docas – PB à SEP, que no final de 2009 solicitou dos 19 portos brasileiros a apresentação de novos projetos para 2011.

Para o presidente da Cia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, esse será mais um passo rumo ao desenvolvimento do Porto e da Paraíba. “Vamos incrementar ainda mais a infraestrutura de apoio ao desenvolvimento produtivo que o governo federal vem induzindo na Paraíba. E este projeto vai garantir a otimização da estrutura portuária e mais eficácia nas ações de importação e exportação”, afirmou Wagner.

Demandas em Brasília

Outro assunto tratado pelo representante comercial do Porto de Cabedelo, Francisco Paquet, em Brasília, foi o andamento das últimas exigências para o início das obras de dragagem do Porto de Cabedelo. Uma de suas reuniões na capital federal foi justamente a respeito do Monitoramento Ambiental, que deverá ocorrer duas semanas antes do início das obras de dragagem do Porto.

Segundo Paquet, o processo licitatório para contratação da empresa estava encontrando alguns obstáculos técnicos, que foram resolvidos com as ações do Porto em Brasília, visto que o trabalho já será realizado na próxima semana pela empresa G2 Meio Ambiente, de Natal (RN), que venceu a concorrência.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp