icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Detran implanta novo sistema

Novo software vai inibir tentativas de fraudes na frequência das aulas e comprovação de carga horária dos condutores em formação.

Publicado em 29/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:03

Os 64 Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Paraíba têm até o dia primeiro de agosto para implantar o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com uma empresa privada e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O software, apresentado ontem durante entrevista coletiva na sede do departamento, é pioneiro no Brasil e vai inibir tentativas de fraudes na frequência das aulas e comprovação de carga horária junto ao órgão.

De acordo com o superintendente do Detran Rodrigo Carvalho, os Centros de Formação que não implantarem o sistema, que atuará em conjunto com o sistema biométrico, que funciona desde o início deste ano, poderá perder o credenciamento no órgão. “Quem não se adequar terá o acesso ao sistema do Detran suspenso até que se faça a adequação, como foi feito no sistema de biometria. Caso as escolas não se adequem, podemos abrir o processo de descredenciamento”, completa.

Ainda de acordo com Rodrigo Carvalho, cada autoescola terá que arcar com os custos dos equipamentos para implantar o sistema de reconhecimento facial. Já o software será fornecido pelo Detran.

Assim como o reconhecimento biométrico, o novo sistema lançado pelo Detran integra a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “O sistema é para se antecipar a qualquer tipo de fraude e o reconhecimento facial vai barrar as tentativas. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito exige dos CFCs equipamentos obrigatórios e condições também obrigatórias”, defendeu o superintendente.

A fiscalização diária por meio do sistema de reconhecimento facial funcionará também nas autoescolas onde funciona o projeto de habilitação solidária. O superintendente do Detran informou que desde a implantação do sistema biométrico não foram detectadas fraudes na emissão de certificados que comprovem a carga horária obrigatória dos alunos.

COMO FUNCIONA
Antes de iniciar a preparação das 45 aulas teóricas e 20 práticas, os alunos devem fazer o cadastramento biométrico (impressões digitais) e facial junto ao Detran. Antes de começar e terminar cada aula, o aluno faz o reconhecimento biométrico e facial nos aparelhos implantados nos Centros de Formação para comprovar a frequência e o cumprimento da carga horária.

“O instrutor que inicia e encerra as aulas faz o mesmo processo. Dessa forma, a gente tem o controle total da carga horária, é gerado um certificado no Detran e o aluno fica de posse do histórico de aula e cumprimento de toda a carga horária. Por isso, a fiscalização é diária”, explicou Rodrigo Carvalho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp