icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cadastro biométrico atinge 5% dos eleitores

Cadastrados totalizam cerca de um milhão de eleitores, o que corresponde a um terço do eleitorado paraibano, projetado pelo órgão em torno de 2,9 milhões.

Publicado em 21/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:08


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) só conseguiu cadastrar 5% do eleitorado votante nas eleições de 2014, dos dois maiores colégios eleitorais do Estado: João Pessoa e Campina Grande. As duas áreas juntas somadas aos municípios de Cabedelo, Piancó, Caiçara, Santana dos Garrotes, Pedras de Fogo e a região de Mamanguape, que passaram pelo cadastramento, totalizam cerca de um milhão de eleitores, o que corresponde a um terço do eleitorado paraibano, projetado pelo órgão em torno de 2,9 milhões. O eleitor que não fizer o cadastramento até o dia 21 de março de 2014 não poderá votar e sofrerá as sanções por não estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Ontem, o órgão divulgou a ampliação do Projeto de Biometria Eleitoral da Paraíba, que contará com horário ampliado das 8h às 18h na Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel) do Fórum Eleitoral Desembargador José Martinho Lisboa, na capital, como também em Campina Grande. O TRE-PB incluirá pontos volantes no Centro Administrativo Municipal (CAM), Detran, Casa da Cidadania nos shoppings Manaíra e em Mangabeira, DataPrev, Tribunal de Justiça, Fórum Criminal e a Câmara Municipal de João Pessoa. Participaram do evento o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque; o diretor geral do órgão Roberto Emílio Hardman e o secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio.

Embora o prazo para o cadastramento biométrico realizado pelo TRE-PB se esgote apenas no dia 21 de março de 2014, o órgão está preocupado porque além de receber cidadãos que buscam o alistamento inicial e as transferências haverá a demanda de recadastramento pelo processo biométrico. Por isso, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, reforçou que várias parcerias e convênios estão sendo firmados para ampliar o acesso ao cadastramento porque, em especial, os dois maiores colégios eleitorais têm apresentando baixa procura de atualização cadastral.

Em João Pessoa, com uma média de 480 mil votantes, apenas 21 mil eleitores fizeram o cadastramento no processo biométrico pelo TRE. Em Campina, que tem cerca de 280 mil eleitores, apenas 15 mil se cadastraram. “Essa baixa procura se deve à soma dos fatos. Todo ano de eleição sabemos que há no final do alistamento uma grande correria. O eleitor está deixando para a última hora, só que é preciso entender o seguinte: no ano normal de eleição nós temos os atendimentos a novos eleitores ou transferidos para votar aqui. Agora temos que fazer recadastramento de todos os eleitores e todos têm que comparecer porque quem não fizer o cadastro não vai votar”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp