POLÍTICA
Inaldo Leitão é o novo secretário de Cartaxo
Com o desafio de acompanhar os projetos e ampliar o montante de recursos federais destinos à capital, Inaldo Leitão toma posse em João Pessoa.
Publicado em 04/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:02
O advogado e ex-deputado federal Inaldo Leitão, filiado ao Partido Progressista (PP), foi empossado na manhã de ontem como secretário de Acompanhamento Governamental pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, com o desafio de acompanhar os projetos e ampliar o montante de recursos federais destinos à capital, além de dialogar com as bancadas federais, mesmo diante do que ele chamou de 'palanque eleitoral armado o tempo todo'. A solenidade de posse ocorreu no gabinete do prefeito no Paço Municipal, no centro da cidade, e contou com a presença do presidente do PTB, Wilson Santiago, e dos vereadores Benilton Lucena (PT), Felipe Leitão (PP) e João dos Santos (PR).
Inaldo Leitão destacou que utilizará de sua experiência política não só para acompanhar os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de João Pessoa, mas também de contribuir politicamente com o prefeito Luciano Cartaxo, e descartou uma possível candidatura em 2014 a deputado federal.
“Da política a gente nunca se afasta. Mas não consta na minha ideia qualquer candidatura. Eu acho que já encerrei minha vida de candidato em 2006. Não fui candidato em 2010, mas da articulação e desse burburinho político ninguém se livra porque está no sangue, então devo contribuir também politicamente com o prefeito Luciano Cartaxo”, frisou.
O maior desafio à frente da Secretaria de Acompanhamento Governamental, criada em 2013, segundo Inaldo Leitão, é o de garantir a elaboração de projetos de qualidade, aliado a um cadastro da Prefeitura de João Pessoa com a prestação de contas em dia. “Nós temos um orçamento que está em execução e o prefeito Luciano Cartaxo tem credibilidade, respeitabilidade e um canal direto com a presidenta Dilma. Vou fazer o mesmo trabalho que fazia antes, que é o de acompanhar os projetos e visitar os ministérios e órgãos federais. Mas a principal bandeira é a do prefeito em transformar João Pessoa numa vitrine política do próprio PT, já que ele é o único prefeito de capital do partido no Nordeste”, enfatizou.
O prefeito Luciano Cartaxo justificou a escolha de Inaldo Leitão baseada na experiência político-administrativa e no poder de articulação com a bancada da Paraíba. “O nome de Inaldo Leitão já dispensa comentários. Ele presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Congresso Nacional.
Como deputado tem uma articulação muito forte com a nossa bancada e possui uma experiência administrativa extensa e vai nos ajudar bastante. Tendo projetos bem elaborados e um secretário com todo o poder de articulação só vai ajudar a cidade de João Pessoa”, reforçou.
O vereador Felipe Leitão (PP) reforçou que embora o nome de Inaldo Leitão para acompanhar os projetos da Prefeitura de João Pessoa em Brasília tenha sido uma escolha pessoal do prefeito Luciano Cartaxo, o PP está sintonizado com a decisão. “A indicação de Inaldo foi uma escolha pessoal de Luciano Cartaxo, mas o PP dá todo respaldo já que ele é um grande quadro. O PP se sente inteiramente contemplado”, afirmou.
Inaldo busca diálogo com bancada
Afastado da rotina na Câmara Federal na condição de deputado, Inaldo Leitão enfatizou que na condição de secretário de Acompanhamento Governamental vai buscar o diálogo com a bancada federal da Paraíba. “Eu vou procurar cada senador e deputado da Paraíba porque eles têm responsabilidade com João Pessoa. Os que colaborarem serão reconhecidos pela população. Não temos o direito de julgar porque o deputado a, b ou c foi eleito. O que cada um precisa ter consciência é que falta unidade política na Paraíba quando o que está em jogo é o interesse público. Esse palanque armado o tempo todo só faz atrapalhar a Paraíba. A briga e a disputa política precisam ficar para outra hora”, reforçou.
Entre os projetos em curso na esfera federal, o secretário de Acompanhamento Governamental, Inaldo Leitão, adiantou que os projetos elaborados para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) receberão uma atenção especial no acompanhamento dos projetos em Brasília (DF). “O PAC é um programa fundamental para aplicação de recursos, que estão disponíveis. Precisamos ter um acompanhamento pró-ativo frequente e ininterrupto com atenção especial para os da mobilidade urbana porque João Pessoa se desenvolveu muito”, frisou.
Comentários