VIDA URBANA
Trauma de CG confirma 1º caso de infecção por KPC
Outro paciente foi diagnosticado com a bactéria, mas não desenvolveu infecção.
Publicado em 27/09/2011 às 19:30
Karoline Zilah
Campina Grande tem o primeiro caso de infecção pela superbactéria KPC confirmado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade, inaugurado no mês de julho. Apesar do diagnóstico positivo recebido em agosto, a confirmação só foi divulgada à imprensa nesta terça-feira (27) devido à denúncia de um funcionário preocupado com os riscos de contaminação. De acordo com a médica infectologista Priscila Sá, a superbactéria também foi diagnosticada em outro paciente, mas ele não teria desenvolvido quadro de infecção.
O primeiro caso é o de uma mulher de 29 anos diabética, que chegou ao hospital no dia 9 de agosto apresentando uma intoxicação. O diagnóstico positivo foi feito no dia 12 de agosto. Desde então, a paciente continua internada em área isolada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a médica, a paciente já não apresenta mais febre.
Conforme o acompanhamento de reportagens do Jornal da Paraíba, pelo menos quatro mortes foram confirmadas na Paraíba, todas em João Pessoa. Solicitamos um levantamento da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde sobre a quantidade total de casos registrados este ano, mas a resposta não foi enviada até o fechamento da matéria.
Comentários