POLÍTICA
Cartaxo minimiza redução da bancada de sustentação
Prefeito terá oposição maior no retorno aos trabalhos na Câmara Municipal.
Publicado em 02/08/2016 às 12:37
Com uma bancada de sustentação mais reduzida neste segundo semestre, o prefeito de Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), participou nesta terça-feira (2) da reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal da capital. Apesar de ter que enfrentar uma oposição mais ostensiva, com a formação de uma bancada socialista na Casa, Cartaxo concentrou seu discurso no balanço da sua gestão e anunciar as obras que serão entregues pela gestão municipal em decorrência do aniversário de 431 anos de João Pessoa, no próximo dia 5 de agosto.
Dentre as obras anunciadas pelo prefeito estão a reforma do Hotel Globo, a revitalização das Três Lagoas, na entrada da capital; além da entrega da Upa de Cruz das Armas e de mais um escola em tempo integral, no bairro de Gramame, na próxima segunda-feira (7).
No que se refere à gestão, o prefeito destacou os investimentos em saúde, que ultrapassaram os 23%, ou seja, 8% a mais do que o limite legal, além de obras como o Parque da Lagoa e intervenções no Centro Histórico e na orla da capital.
Apesar tentativa de emplacar uma pauta positiva, Cartaxo deverá enfrentar uma oposição com dez parlamentares neste segundo semestre. Boa parte deles aderiu graças às articulações do líder da oposição, vereador Renato Martins (PSB), na tentativa de instalação da 'CPI da Lagoa', que ainda esperar ampliar a base oposicionista com mais dois nomes. “esperamos até o fim das convenções ter mais dois vereadores em nossa base”, conjecturou.
Do grupo da oposição, maior dor de cabeça deverá dar a bancada do PSB, formada com a chegada da suplente Sandra Marrocos (PSB), que assumiu a vaga deixada pela licença do vereador Raoni Mendes (DEM). O democrata está na Assembleia Legislativa tirando a licença de Ricardo Barbosa (PSB). A ela somam-se o vereador Zezinho Botafogo (PSB), que não poupa as críticas à gestão municipal quando o assunto é esporte e saúde.
Em números, no entanto, Cartaxo ainda detém maioria (17 vereadores) e é com ela que pretende contar para manter harmonia entre o legislativo e o executivo, inclusive durante a campanha eleitoral. “Meu discurso é de quem prega a união, a boa relação institucional. Continuo pregando a união para o bem da cidade”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira (PP), rechaçou especulações de um possível rompimento e assegurou que segue alinhado com o prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos parceiros para dar continuidade ao seu trabalho que ele vem fazendo com os vereadores”, afirmou.
Comentários