icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sistema de radiocomunicação com criptografia é implantado na Paraíba

Empresa vai implantar Laboratório de Soluções Tecnológicas de Segurança.

Publicado em 19/06/2017 às 12:02 | Atualizado em 21/08/2018 às 13:48

“De uma lambreta para uma espécie de ferrari”, assim o governador Ricardo Coutinho (PSB) comparou o antigo com o novo sistema de radiocomunicação em funcionamento em 20 cidades da Paraíba. A primeira transmissão foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Palácio da Redenção, com a presença do representante da Motorola Solution, que assinou um protocolou de intenções para a implantação de um Laboratório de Soluções Tecnológicas de Segurança Pública no estado.

Conforme antecipou Ricardo Coutinho, o laboratório será instalado em João Pessoa, em um terreno doado pelo desembargador aposentado Júlio Paulo Neto. “Foi um pedido aceito pela empresa que ganhou a licitação para trazer o laboratório, onde estaremos permanentemente produzindo soluções tecnológicas para todo o Brasil”, explicou o governador.

O contrato com a Motorola Solutions, de R$ 33 milhões, servirá para implantar o sistema de rádiocomunicação em pelo menos 97% do território paraibano. O sistema inclui 40 torres de repetição para levar sinal claro, criptografado e com alta disponibilidade para todas as forças de segurança Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O contrato também prevê a entrega de aproximadamente 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão conforme demanda dos usuários. A tecnologia digital permite o desenvolvimento de diversas aplicações como a utilização do GPS, que fornece a localização exata de cada terminal, seja ele de viatura ou rádio de mão.

O secretário de segurança pública do estado, Cláudio Lima, destacou que apesar de ser uma ação de governo pouco visível para a sociedade, como as de saneamento básico, o serviço deverá agilizar o trabalho da polícia, com a integração das comunicações entre os atores. “ Isso vai possibilitar concretamente respostas muito mais ageis por parte da segurança publica em função da cobertura do sistema”, comemorou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp