POLÍTICA
PF faz busca em imóveis do ministro Blairo Maggi
Há indícios de obstrução de justiça e formação de organização criminosa por parte do ministro da Agricultura
Publicado em 14/09/2017 às 9:28
A Polícia Federal (PF) faz buscas e apreensões em 64 endereços, incluindo imóveis ligados ao ministro da Agricultura Blairo Maggi. Os mandados são parte da Operação Malebolge (que corresponde à 12ª fase da Ararath), que desmantelou um esquema de corrupção em Mato Grosso. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). Para Fux, há indícios de obstrução de justiça e formação de organização criminosa.
Segundo o G1, além da casa de Blairo Maggi, em Brasília, Mato Grosso e São Paulo, Luiz Fux ordenou buscas na casa e no gabinete do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB). Emanuel foi flagrado em um vídeo gravado na sala do então chefe de gabinete de Silval Barbosa enchendo os bolsos do palitó de dinheiro, deixando até cair no chão.
Policiais também cumpriram mandados no gabinete do deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT) na Câmara.
O ministro do STF determinou ainda o afastamento de conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso.
A PGR informou que a operação tem caráter sigiloso nenhum detalhamento será apresentado enquanto a operação estiver acontecendo. O STF informou que o caso está nas mãos do ministro Luiz Fux e que, como o caso corre sob sigilo, nada será comentado por enquanto.
Segundo a PF, participam da ação 270 pessoas, entre policiais federais e membros do Ministério Público Federal (MPF) nos seguintes municípios: Cuiabá, Rondonópolis (MT), Primavera do Leste (MT), Araputanga (MT), Pontes e Lacerda (MT), Tangará da Serra (MT), Juara (MT), Sorriso (MT), Sinop (MT), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Comentários