VAMOS TRABALHAR
Edital é o primeiro passo para quem quer 'se dar bem' no concurso
Saiba quais detalhes devem ser observados.
Publicado em 10/04/2011 às 8:00
Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba
Imagine uma pessoa que passa um ano estudando, no dia da prova vai para outra cidade e na hora ‘H’ descobre regras contidas no edital que impedem sua participação? A sensação só pode ser de frustração total.
Geralmente, os candidatos leem o edital para saber quantas vagas estão sendo oferecidas, o nível de escolaridade exigido, os salários, os locais de trabalho, as datas das provas e o período de inscrições. Mas regrinhas como ‘não usar celular’, ‘chegar ao local da prova com uma hora de antecedência’, ‘não levar celular’ e ‘usar somente caneta preta ou azul’, são fundamentais na longa caminhada até à aprovação.
Ao tomar conhecimento de informações como essas, o candidato terá condições de decidir se realmente vai fazer o concurso, se atende todas as exigências e não cometer falhas ao descumprir as regras. Ao decidir seguir em frente no certame, o candidato deve fazer a segunda leitura do edital (com mais atenção ainda), procurando informações como data e local da prova, etapas do concurso e o conteúdo programático.
“O concurseiro poderá se planejar para o dia da prova e, também, saber se há outro concurso mais interessante a ser realizado na mesma data”, afirma o coordenador de negócios do Cespe/UnB, Jaque do Carmo.
Comentários