VIDA URBANA
Ave ameaçada de extinção tem filhotes em zoológico em João Pessoa
Espécie está ameaçada devido à caça e ao desmatamento indiscriminados. Filhotes nasceram na última terça (2).
Publicado em 05/02/2016 às 18:20
Três filhotes de jacucaca nasceram no Recinto das Aves do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que fica no bairro de Tambiá, em João Pessoa. A informação foi divulgada pela prefeitura da capital, nesta sexta-feira (5). A espécie está ameaçada de extinção devido à caça e ao desmatamento indiscriminados. Os filhotes nasceram na terça-feira (2).
Geralmente a ave realiza postura de dois a três ovos por ninhada, é adaptada a ambientes terrestres e habita as caatingas brasileiras, da região Nordeste ao estado de Minas Gerais. O animal, que é considerado de grande porte entre os cracídeos, normalmente chega a medir cerca de 70 centímetros, em geral, possui coloração canela escura com riscos brancos e a testa é preta com largas sobrancelhas brancas unidas na frente.
O médico veterinário do Parque, Thiago Nery, disse que, por ser espaçoso e possuir vegetação fechada, o Recinto das Aves permite que os animais se sintam protegidos e confortáveis. O local abriga em torno de 30 espécies de aves, entre araras, jandaias, papagaios e outras também ameaçadas de extinção. Possui área com vegetação e fonte de água natural que propicia aos animais um ambiente adequado para construírem seus próprios ninhos.
Jair Azevedo, diretor da Bica, comentou a importância da reprodução da espécie em zoológico. “Os bons zoológicos têm uma função primordial para as espécies ameaçadas, desenvolvendo sempre programas de conservação das mesmas, com objetivo de evitar a extinção, e a Bica está inserida nesse parâmetro”, disse.
Comentários