icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Audiência pública vai debater redução das zonas eleitorais na Paraíba

Medida poderá comprometer organização e segurança das Eleições 2018. 

Publicado em 25/07/2017 às 14:09

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, convocou uma audiência pública para debater a redução das zonas eleitorais na Paraíba. O debate será realizado no dia 1º de agosto, das 14h às 18h, na sala de sessões do TRE-PB, em João Pessoa.

O rezoneamento eleitoral foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) este ano, por meio da Resolução do TSE nº 23.520/2017,do ministro Gilmar Mendes. A medida pretende reduzir o funcionamento de cartórios eleitorais para cidades com apenas 100 mil habitantes. Com a execução da norma, a Paraíba deve perder 49 zonas eleitorais, segundo a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).

Conforme o edital de convocação para a audiência, não serão apresentados, ainda, os resultados parciais dos estudos que estão sendo elaborados pelo grupo de trabalho especificamente criado no TRE-PB para este fim, nem serão respondidas dúvidas apresentadas oralmente ou por escrito.

O encontro valerá, apenas, para recebimento de manifestações orais sobre o rezoneamento eleitoral na Paraíba e só serão recebidas por aqueles que se increverem previamente, até o dia 28 de julho, por meio de formulário próprio disponibilizado no site do TRE-PB.

O número de inscrições para as manifestações orais será limitado a 50 vagas, e a ordem das manifestações será equivalente à ordem de inscrição, salvo decisão em contrário da autoridade que estiver presidindo a audiência.

“As opiniões, sugestões, críticas ou informações manifestadas na audiência pública ou em decorrência desta terão caráter apenas consultivo e não vinculante para o objetivo a que se propõem”, reitera Maria das Graças, no edital.

Polêmica

O rezoneamento eleitoral tem sido alvo de críticas de parlamentares e magistrados da Paraíba. Deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba estiveram reunidos com a presidente do TRE-PB no último dia 17 de julho para debater o assunto. Autor de uma proposta de sessão especial para debater o rezoneamento eleitoral, o deputado Rainery Paulino acredita que a medida poderá provocar um desmonte no processo eleitoral paraibano, comprometendo a organização e segurança do próximo pleito.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp