CULTURA
Tendência fluo vai colorir o verão 2013
Luminosidade dos tons em neon já pode ser vista nas roupas, bolsas e calçados.
Publicado em 19/08/2012 às 14:00
As cores fluo virão com tudo no próximo verão. O colorido do neon, resgatado dos looks dos anos 80, estará nas roupas, bolsas, calçados e acessórios. Os tons impactantes marcam presença em looks mais despojados, no streetstyle, e até mesmo nos mais clássicos, podendo ser usados tanto durante o dia quanto à noite.
O neon foi destaque nas passarelas das semanas de moda do Brasil, principalmente nas coleções com inspirações futuristas e high tec. Mas as peças devem ganhar as ruas também com a mistura de looks delicados, como transparências e rendas, além da modernidade dos acessórios que garantem mais cor aos looks básicos.
Os tons fluo trazem mais luminosidade para o verão e permitem soltar a criatividade na hora de montar a produção, como a mistura do collor block. E para caprichar no visual, é importante manter a harmonia das cores fortes com o resto do look, para não exagerar ‘na dose’. Por isso, a principal dica é evitar usar roupas em neon com peças mais escuras. A coleção primavera/verão da BobStore traz vestidos, blusas e shortinhos nas cores verde, amarelo e lilás. Já a marca Maria Bonita Extra explorou vestidos nas cores azul e laranja. As peças confeccionadas em tecidos nobres, como cetim e tafetá, deixam os looks mais versáteis e podem ser usadas também à noite.
A especialista em estudo da cor e professora de estilismo da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) Alena Sá sugere que as peças em tons fluo, no caso das roupas, sejam usadas preferencialmente com cores neutras, como o branco, bege e tons metalizados, como dourado. “Como essas cores chamam muita atenção, se você combina com o preto, ela vai acender mais. Toda cor clara usada com um fundo escuro fica mais ‘acesa’. Por isso, o melhor é usar o neon com cores mais claras, que são combinações que as pessoas normalmente não usam”, explica.
Além de equilibrar as cores durante a montagem do look, outra dica da especialista é usar as peças fluo na parte superior do corpo, como blusas, lenços, sobreposições. Essa é uma opção para quem é mais baixinho. Segundo Alena Sá, as cores vivas na parte inferior do corpo dão a impressão de que a pessoa é mais baixa. “A cor é uma linguagem visual. Então, quem olha pra você, vai olhar diretamente para onde tem mais cor. Se você usar a peça na parte de baixo, o observador também vai olhar para baixo; se você usar alguma coisa que destaque o busto, a visão estará voltada para cima”, completa.
Comentários