icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

O mais velho dos quatro Beatles faz 85 anos

O baterista Ringo Starr segue gravando discos e fazendo shows.

Publicado em 07/07/2025 às 7:20


				
					O mais velho dos quatro Beatles faz 85 anos
Foto/Reprodução.

Se estivessem vivos, John Lennon faria 85 anos em outubro que vem, e George Harrison teria feito 82 em fevereiro passado. Paul McCartney fez 83 anos em junho, e Ringo Starr, o mais velho dos quatro Beatles, faz 85 nesta segunda-feira, sete de julho de 2025.

John Lennon era politizado. George Harrison, místico. Paul McCartney se dedica à defesa dos animais e das causas ambientais. E, misto de músico e ator, Ringo Starr, sempre com os dedos em "V", é um artista da paz e do amor. Homens do bem, os quatro Beatles.

Ringo Starr foi o último a entrar nos Beatles. Em 1962, tocava no Rory Storm and The Hurricane, uma das bandas de maior sucesso em Liverpool. Nos Beatles, foi para o lugar de Pete Best, juntando-se a John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.

Pete Best teria sido reprovado pelo maestro e produtor George Martin. Em agosto de 1962, quando Ringo Starr entrou para os Beatles, o quarteto estava prestes a gravar Love Me Do/PS I Love You, seu primeiro disco. A gravação foi em setembro.

Em 1964, em A Hard Day's Night, primeiro filme dos Beatles, Ringo se revelou um ator talentoso. Tanto que o filme tem um intermezzo criado somente para ele. Em 1965, em Help!, o personagem de Ringo Starr é o motor da trama.

Ringo Starr nunca foi bom cantor. Nos álbuns dos Beatles, costumava cantar uma música - um cover do rock ou algum tema autoral assinado por John Lennon e Paul McCartney. Como compositor, só apareceu em 1968, numa das faixas do Álbum Branco.

O vocal principal de Yellow Submarine, do Revolver, e de With a Little Help From My Friends, do Sgt. Pepper, é dele. Ringo Starr é o autor - talvez com uma pequena ajuda de George Harrison - de Octopu's Garden, uma das faixas do álbum Abbey Road.

Depois que os Beatles se separaram, Ringo Starr participou, como baterista, de discos de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison. Como autor, longe dos Beatles, seu maior sucesso foi It Don't Come Easy, seguido de Photograph.

It Don't Come Easy era um single. Photograph era uma das faixas de Ringo, álbum lançado em 1973. É o terceiro disco de sua trajetória solo e, para muita gente, seu melhor trabalho. Ringo tem participações especiais de John, Paul e George.

Ringo Starr - nascido Richard Starkey - não é um grande baterista, como os gigantes do jazz ou os melhores do rock, mas tem uma assinatura inconfundível. Mesmo assim, certa vez foi duramente criticado pelo maestro e produtor Quincy Jones.

No início da década de 1970, ao produzir um álbum de Ringo Starr, Quincy Jones contratou um baterista de sessão. No início dos anos 1980, ao assinar a produção de um disco de Paul McCartney, George Martin, o quinto beatle, fez a mesma coisa.

As limitações de Ringo Starr como músico e como autor não atingem a sua persona pública. Afinal, ele é um dos quatro Beatles, o suficiente para que tenha uma imensa legião de fãs. Há décadas, percorre o mundo fazendo shows com sua All Star Band.

Ringo Starr foi um menino doente, e os médicos não acreditavam que teria vida longa. O destino os desmentiu. O baterista dos dedos em "V" resistiu ao fim dos Beatles e também ao alcoolismo. E nunca deixou de contar com a little help from his friends.

Foto/Reprodução

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp