icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Fernando Cunha Lima tem registro médico cassado pelo CRM-PB

De acordo com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o Conselho Federal de Medicina precisa aprovar a medida tomada regionalmente.

Publicado em 14/08/2025 às 8:16


				
					Fernando Cunha Lima tem registro médico cassado pelo CRM-PB
Fernando Cunha Lima tem registro profissional cassado pelo CRM-PB - Foto: Reprodução/TV CÂMARA.

O médico Fernando Cunha Lima, condenado por estupro de vulnerável, teve o registro cassado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), em julgamento realizado na noite de quarta-feira (13). As informações foram confirmadas pelo próprio CRM-PB ao Jornal da Paraíba.

De acordo com o órgão, a votação aconteceu por unanimidade entre os conselheiros. Devido o processo de Fernando Cunha Lima estar em sigilo, o CRM-PB não deu mais detalhes.

O Jornal da Paraíba entrou em contato com a defesa do médico, que até a última atualiozação desta matéria não respondeu. A defesa pode recorrer da decisão regional.

Em nota, o conselho regional disse ainda que a partir de agora inicia-se o recebimento de denúncia, que passa por análise preliminar, podendo resultar em arquivamento ou na abertura de um Processo Ético-Profissional (PEP) contra o médico.

Caso a abertura do processo seja conferida, haverá a apreciação em sessão plenária, composta por 11 a 21 conselheiros. A decisão pode ser de arquivamento, absolvição ou condenação.

A decisão de cassação do registro de Fernando Cunha Lima, no entanto, precisa ser avaliada e validada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o que pode ocorrer em até 60 dias.

Médico Fernando Cunha Lima é condenado a 22 anos de prisão

O médico Fernando Cunha Lima foi condenado a 22 anos, cinco meses e dois dias de prisão pelo crime de estupro de vulnerável contra duas crianças, que eram pacientes dele. Fernando ainda foi absolvido do mesmo crime em relação a outras duas crianças. A decisão da 4ª Vara Criminal de João Pessoa foi divulgada em 11 de julho.

A decisão da Justiça atende, em parte, ao pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que queria condenar o médico, de 81 anos, por quatro casos denunciados de estupro de vulnerável contra crianças que eram pacientes dele. Porém, a Justiça entendeu que em dois dos casos, não havia provas suficientes para a condenação. O MPPB está analisando se vai recorrer dessas absolvições.

Fernando Cunha Lima foi preso no dia 7 de março em Pernambuco, e transferido para a Paraíba no dia 14 de março. Desde então, o médico segue preso na Penitenciária Especial do Valentina de Figueiredo.

O médico é réu por estupro desde agosto de 2024 , quando a Justiça da Paraíba aceitou a primeira denúncia contra ele, mas negou o pedido de prisão preventiva. A decisão pela prisão veio em 5 de novembro de 2024. Neste mesmo dia, a Polícia Civil tentou cumprir o mandado contra o acusado e não encontrou o acusado em casa. Ele era considerado foragido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp