icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Governo da Paraíba nega perda de prazo para veto à LDO 2026

De acordo com o órgão, a contagem do prazo foi suspensa durante o recesso parlamentar.

Publicado em 14/08/2025 às 19:56 | Atualizado em 14/08/2025 às 20:08


				
					Governo da Paraíba nega perda de prazo para veto à LDO 2026
Foto: Reprodução Assembleia.

A Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (PGE) divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota de esclarecimento afirmando que não houve perda de prazo para o exercício da prerrogativa constitucional de veto pelo governador em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

De acordo com o órgão, a contagem do prazo foi suspensa durante o recesso parlamentar, conforme estabelece a Portaria nº 001/2025 da Secretaria Legislativa da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), publicada no Diário do Poder Legislativo em 20 de junho deste ano.

O documento determina que todos os prazos de processos legislativos, incluindo os de sanção ou veto, ficam interrompidos entre 1º e 31 de julho de 2025.

A interpretação adotada pelo Governo do Estado se baseia em documento oficial da própria Secretaria da ALPB, o que, segundo a PGE, garante segurança jurídica ao procedimento.

“Seguindo rigorosamente a orientação estabelecida pela Assembleia, o prazo foi contado conforme a mesma metodologia dos anos anteriores”, diz a nota assinada pelo procurador-geral do Estado, Fábio Brito Ferreira.

O Governo afirmou ainda confiar que o Poder Legislativo processará os vetos apresentados de acordo com os procedimentos regulamentares, preservando a harmonia entre os poderes e o bom funcionamento institucional.

Duas LDOs publicadas

O imbróglio surgiu nesta quinta-feira, quando o governador João Azevêdo (PSB) publicou no Diário Oficial do Estado a LDO 2026 com vetos, um dia após o presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), promulgar a peça orçamentária com todas as emendas incluídas pelos parlamentares ao aprovarem a matéria em junho deste ano.

Galdino disse estar aberto ao diálogo

Em entrevista à CBN Paraíba, Galdino interpretou que o governo perdeu o "time", mas que vai buscar um caminho para esse impasse jurídico.

"Votamos a LDO em junho e mandei no outro dia para o governo do estado. A Assembleia estava em recesso, mas o governo não. Alguém pode ter interpretado que o prazo estava suspenso, mas o governo não estava em recesso. A meu ver, analisando a coisa, acho que o governo perdeu o prazo e o veto vai ficar sem valia", avaliou.

No início da noite, Galdino falou ao Conversa Política que se a Procuradoria da ALPB entender que houve perda de prazo, ele devolve o veto. Se entender que o estado está correto, coloca o veto pra análise.

Foto: Reprodução Assembleia

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp