POLÍTICA
Indicado de Efraim deixa superintendência da Codevasf; aliado de Hugo Motta assume cargo
O nome escolhido foi Fred Queiroga (Republicanos), que exercia função de vice-presidente da Cia Docas (PB), já foi condenado por desvio de recursos.
Publicado em 22/08/2025 às 12:48 | Atualizado em 23/08/2025 às 22:47

O Governo Federal deve oficializar mudanças na direção da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, na Paraíba. O novo dirigente do órgão é Fred Queiroga, aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do pai dele, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos).
Fred assume o lugar de Irlen Guimarães Filho, que ocupava o espaço por indicação do senador Efraim Filho, líder do União Brasil. A mudança já era aguardada com a aliança firmada entre o senador e o Partido Liberal (PL) visando as eleições de 2026.
De acordo com o jornal O Globo, o novo superintendente é assessor de Hugo Motta e será coordenador da campanha de Nabor Wanderley ao Senado. A posse está prevista para o dia 1º de setembro.
O Globo destacou ainda que Queiroga exercia função de vice-presidente da Companhia de Docas do Estado e já foi condenado na Paraíba por desvio de recursos públicos, quando trabalhava na prefeitura de Boa Ventura. Ele recorreu da decisão,
Mudança já era aguardada

As mudanças na Codevasf já eram aguardadas desde que, no fim de julho, no mesmo dia em que oficializou a aliança com o PL para ser candidato ao Governo do Estado em 2026, Efraim colocou os cargos "à disposição do Governo Federal".A declaração dele para a CBN João Pessoa repercutiu em âmbito nacional.
Nas redes sociais, Irlen disse que encerra uma etapa "com a certeza do dever cumprido". "Ao encerrar minha jornada de dois anos como superintendente regional da Codevasf na Paraíba, levo comigo a certeza de que nosso trabalho deixou marcas reais na vida de milhares de paraibanos".
Outro aliado de Efraim que entregou o cargo foi Jackson Silva, que ocupava a Superintendência dos Correios.
A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável das regiões do Semiárido brasileiro e de outras áreas com potencial de crescimento. A atuação da empresa abrange projetos de irrigação, abastecimento de água, apoio à agricultura familiar e o fomento a iniciativas de infraestrutura, com destaque para o Nordeste.
Comentários