icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Zenildo Oliveira: a lição de força e prosperidade que vem do Sertão

Conheça a história do menino que vendia bombons na frente de casa e deu vida a um dos maiores grupos empresariais do Nordeste

Publicado em 08/09/2025 às 17:29 | Atualizado em 08/09/2025 às 18:01


				
					Zenildo Oliveira: a lição de força e prosperidade que vem do Sertão
Zenildo Oliveira é o entrevistado do novo episódio do videocast Mercado em Movimento.. Reprodução

Imagine o Sertão da Paraíba na década de 1980, com todos os desafios enfrentados numa época em que a prosperidade na região abraçava a poucos e o êxodo para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro era uma constante. Foi nesse cenário que um menino de família simples e batalhadora montou um tabuleiro na porta de casa para vender bombons e ganhar algum dinheiro. O que ele não sabia, naquele momento, era que o mundo das vendas formaria o seu DNA profissional. E que um sonho é algo que aumenta de tamanho a cada conquista.

No novo episódio do videocast Mercado em Movimento, Plínio Almeida conversa com o presidente do Grupo Pau Brasil, um dos maiores da Paraíba. Zenildo Oliveira construiu, ao longo de três décadas, empresas sólidas e extremamente rentáveis, de vários segmentos. Juntas, elas formam um dos maiores conglomerados empresariais do Nordeste, com quase 1.300 colaboradores, e que está há dois anos figurando como maior contribuinte de ICMS da Paraíba.


				
					Zenildo Oliveira: a lição de força e prosperidade que vem do Sertão
Em uma hora de conversa, Zenildo Oliveira revelou bastidores de sua vida pessoal e empresarial.

Vários negócios, um propósito

O Grupo Pau Brasil conta, atualmente, com a maior distribuidora de bebidas da Ambev no estado. Também possui a rede de lojas de conveniência Hora 10, com algumas unidades se tornando supermercados. Em outra linha, o trabalho é com veículos, a partir de uma revendedora de motos da Honda, presente em vários municípios, assim como o comércio de peças automotivas e uma locadora de máquinas e veículos. O grupo conta, ainda, com a Construtora Unida escalando seus negócios, especialmente neste momento de ebulição do setor em João Pessoa. E é claro que o Agro não foi esquecido. A Fazenda Divina foi pensada para oferecer soluções de alta tecnologia no melhoramento genético do gado leiteiro sertanejo, com o objetivo de gerar animais resistentes às condições climáticas da região e aumentar a produtividade de leite. Até na linha da beleza e saúde há um forte investimento, com o Instituto YSO, uma clínica suntuosa em Sousa, com os melhores padrões do ramo de atividade. É o tipo de portfólio que nasce local, entende o mapa de consumo do interior e escala com logística, gestão e gente qualificada rumo ao crescimento sustentável.

Citação

Eu entendia, quando a gente montou esse propósito de fazer a Pau Brasil, não ser uma empresa, mas um movimento de acreditar na sua gente

Zenildo Oliveira - Presidente do Grupo Pau Brasil

Formação de líderes sertanejos

Na conversa, Zenildo revela um dos segredos para o sucesso do grupo: o investimento em recurso humanos oriundos do próprios Sertão Paraibano. Isso mesmo. Não é preconceito com quem poderia vir de fora - do Sudeste, por exemplo - para assumir os cargos de chefia. E o presidente do grupo explica o porquê no videocast. Aliás, a conversa é uma aula de resiliência e senso de oportunidade, marcas intrínsecas de um povo que até hoje luta para mostrar sua potência, necessitando apenas de um espaço para mostrar sua capacidade. E inspiração nunca faltou a Zenildo, que tem nos pais exemplos formidáveis de força. Para deixar só um spoiler , lá vai a frase que o pai do então jovem soltou quando o rapaz chegou em casa triste por ser vítima de chacota porque entregava queijos: "Meu filho, quando a gente é pobre e tem vergonha de ser pobre, a gente sofre duas vezes!". Quem passa por episódios assim tem a oportunidade de desenvolver dois aspectos caros para Zenildo: a busca por educação e o entusiasmo de acordar todos os dias como se fosse o primeiro de uma grande trajetória.


				
					Zenildo Oliveira: a lição de força e prosperidade que vem do Sertão
O empresário sousense preside um grupo com empresas de vários segmentos que se destacam na Paraíba e mais oito estados.

O empresário ainda fala sobre a crença inabalável no Nordeste, o potencial do Vale dos Dinossauros de se tornar uma Disney Sertaneja e do Alto Sertão como uma nova Petrolina a partir da agricultura com as águas da Transposição do São Francisco. E ainda temos a trajetória política de Zenildo, que foi vice-prefeito de Sousa por dois mandatos e revela se tem outras pretensões políticas.

Você acompanha tudo abaixo, no vídeo completo da conversa. Assista e compartilhe à vontade, pois é uma daquelas conversas inspiradoras que dão dar vontade de rever.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp