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TECNOLOGIA

Sete em cada dez alunos do Ensino Médio usam IA em pesquisas escolares

Pesquisa mostra que estudantes recorrem a ferramentas como ChatGPT, Copilot e Gemini para fazer tarefas.

Publicado em 20/09/2025 às 17:37


				
					Sete em cada dez alunos do Ensino Médio usam IA em pesquisas escolares
Sete em cada dez alunos do Ensino Médio usam IA em pesquisas escolares. Reprodução / Freepik

Sete em cada dez estudantes do Ensino Médio que usam internet já utilizam inteligência artificial generativa para fazer pesquisas escolares. Apesar da frequência, poucos recebem orientação sobre como usar essas tecnologias de forma segura e eficiente.

Os dados são da 15ª edição da TIC Educação, pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada na última terça-feira (16).

O levantamento mostra diferenças no uso da IA, como ChatGPT e Gemini, conforme a etapa de ensino e a orientação recebida nas escolas:

  • Ensino Médio: 70% dos alunos usuários de internet usam IA generativa para pesquisas escolares.
  • Ensino Fundamental – anos iniciais: 15% usam IA.
  • Ensino Fundamental – anos finais: 39% usam IA.
  • Todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio: 37% usam IA generativa.
  • Orientação recebida nas escolas: apenas 32% dos alunos do Ensino Médio e 19% do Fundamental afirmam ter sido instruídos sobre o uso adequado da tecnologia.

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Como os alunos buscam informações

Além do uso de IA, a pesquisa aponta que os estudantes recorrem a diferentes recursos digitais para pesquisar e aprender fora da sala de aula. Entre os hábitos mais citados:

  • 74% usam sites de busca.
  • 72% consultam canais e aplicativos de vídeo.
  • 86% buscam explicações sobre conteúdos não compreendidos.
  • 84% pesquisam para trabalhos escolares.
  • 78% usam a internet ou aplicativos para praticar conteúdos aprendidos.

Para a coordenadora do CGI, Renata Mielli, os números pedem atenção especial. Ela lembra que o uso dessas tecnologias em idade escolar pode impactar a formação.

"Precisamos compreender com maior profundidade de que forma está se dando este uso numa idade escolar que envolve processos de ensino e aprendizagem sobre contextos culturais, sociais e econômicos. Além de informações erradas que estas ferramentas podem oferecer, as respostas podem conter viéses que, sem uma mediação adequada, podem interferir no processo de formação de toda uma geração", explicou.

Formação de professores ainda é limitada

A pesquisa ainda mostra que 54% dos professores participaram de atividades de formação voltadas ao uso de tecnologias digitais no último ano.

Além disso, outros dados mostram as demais diferenças na participação e nos tipos de formação recebida:

  • Na rede municipal, o percentual caiu de 62% em 2021 para 43% em 2024.
  • 82% fizeram cursos sobre programas e aplicativos para criação de materiais didáticos.
  • 79% buscaram estratégias para adaptar atividades ao ritmo de aprendizagem dos alunos.
  • 69% receberam formação sobre uso seguro de tecnologias digitais.
  • 68% participaram de cursos sobre educação midiática e uso crítico das mídias.
  • 59% tiveram formação específica sobre o uso de IA em atividades educacionais.
Imagem

Janinne Vivian

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