POLÍTICA
Tião Gomes quer vaga no TCE, mas cede se Adriano entrar na disputa
Deputado do PSB afirma que só manterá a candidatura se o presidente da Assembleia não entrar na disputa pela vaga aberta com a aposentadoria de Catão.
Publicado em 07/10/2025 às 9:31 | Atualizado em 07/10/2025 às 14:30

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) pretende novamente disputar a indicação para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O espaço será definido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com a aposentadoria do conselheiro Fernando Catão.
Em resposta à CBN João Pessoa, Tião Gomes informou que deseja disputar a indicação, mas com uma condição: se o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), não colocar o nome para a escolha dos parlamentares.
"Vou aguardar a posição de Adriano, mas gostaria de disputar. Caso ele seja candidato, eu não serei", informou.
Tião Gomes já havia tentado a indicação no início do ano, mas desistiu em favor de Alana Galdino, filha de Adriano, que acabou sendo eleita conselheira. "Vamos esperar um pouco, pois já passei por momentos difíceis com essa questão do TCE", disse.
Além de Tião, já demonstraram interesse na disputa os deputados Taciano Diniz (União), Branco Mendes (Republicanos) e Tovar Correia Lima (PSDB). Este último informou que vai ouvir demais deputados para decidir sobre a disputa.
Apesar de ser mencionado por Tião, Adriano Galdino não informou se pretende entrar na disputa. Ele foi questionado pela reportagem mas não respondeu.
Regras para a escolha
A vaga de conselheiro do TCE-PB é cobiçada pela estabilidade que proporciona. Trata-se de um cargo vitalício, que pode ser exercido até os 75 anos e com salário em torno de R$ 40 mil.
Mas, apesar das articulações políticas, há critérios que devem ser obedecidos na hora da definição: ter mais de 35 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros, mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional de nível superior com conhecimentos ligados ao cargo.
Comentários